Carreira e Negócios
23.10.2011
CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 54
Atendimento: Repita e confirme – Se o cliente lhe fez alguma solicitação, repita e confirme para mostrar que compreendeu a mensagem. Exemplo: “Sr. Álvaro, deixe me entender: O senhor deseja trocar o produto anterior por um novo produto e pagar a diferença. É isto mesmo?”.
Marketing: Refletindo para mudar – Se as coisas não estão correndo conforme o planejado, tente respender a estas três perguntas: Meu público está satisfeito com o produto que minha empresa oferece? Minha estratégia de marketing realmente é eficaz? Consigo mensurar os resultados que consegui adotando as antigas estratégias?
Vendas: Não tenha pressa – O vendedor às vezes deixa de concretizar a venda porque atropela o ciclo da negociação. Não tenha pressa. Siga no tempo do cliente. Se ele deseja ver o produto mais uma vez, pensar um pouco ou quer que você dê mais detalhes, compreenda que essa é a forma que ele tem pra se sentir seguro e adquirir o produto.
Liderança: Momento da verdade – O líder não pode se esconder no momento da verdade. Seja para fechar uma fábrica, demitir pessoas ou cancelar um contrato. O líder não pode se omitir no momento em que mais precisam dele. A liderança eficaz cresce e ganha força nos momentos difíceis.
Empreendedorismo: Só os loucos vivem de sonhos – O título é polêmico, mas é a pura verdade. Empreendedores de sucesso vivem de trabalho, de algo real. Apenas os loucos vivem de sonhos. Na vida é importante ter sonhos, porém o verbo do sucesso não é “sonhar”, mas sim “agir”. Pense nisso! Sonhar sem ação é ficar na ilusão.
Recursos Humanos: Não sobrecarregue as pessoas – Por mais que os colaboradores tenham vontade de ajudar e apresentem potencial para resolver problemas, é função do RH fazer com que estas pessoas não sejam sobrecarregadas pelo excesso de atividades. Cuide da saúde do seu colaborador.
Carreira: Divirta-se – Confúcio disse: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. Você gosta do seu trabalho? Você acorda feliz para mais um dia fazendo o que realmente gosta? Saiba que é possível fazer do trabalho um momento de lazer. Basta gostar do que faz. Divirta-se!
Mais conteúdo: Quer saber mais? Artigos sobre técnicas, estratégias, gestão de vendas, dicas de vendas, atendimento e relacionamento com o cliente, marketing digital e muito mais você encontra em www.andrevinicius.com