Carreira e Negócios
14.09.2011
CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 48
Atendimento: Problemas na comunicação – Estive em uma lanchonete que havia anunciado um determinado produto em promoção. Até aí nada demais. O problema é que chegando lá ninguém sabia da tal promoção. A comunicação é fator primordial para as empresas que desejam atingir a excelência no atendimento.
Marketing: Ações diferenciadas – Você já pensou em inovar em suas estratégias de marketing? Se as promoções habituais já não trazem resultados, o que acha de propor ações diferenciadas? O importante é fazer com que seu público alvo participe. Quem faz as mesmas ações, colhe os mesmos resultados.
Vendas: Seu cliente pode pagar mais – Engana-se o vendedor que acha que o cliente está apenas atrás de preços baixos e descontos. Quando você agrega valor ao produto e faz com que ele perceba que está levando algo que realmente pode gerar um diferencial, então ele estará disposto a pagar mais. Comodidade, conforto, segurança, praticidade e qualquer outro benefício eliminam objeções ao preço.
Liderança: Sigam o comandante – Líderes que não possuem atitude perdem o respeito da equipe. O líder deve direcionar os colaboradores e assumir a responsabilidade pelos objetivos. Se você mostra claramente que sabe o que está fazendo e por isso assumiu o comando, seus liderados te respeitarão em qualquer situação.
Empreendedorismo: O silêncio empreendedor – Uma das técnicas para gerar idéias criativas é o silêncio. Quando você está concentrado, as boas idéias fluem e despertam a mente empreendedora. Calar-se e ficar sozinho é uma grande oportunidade para gerar pensamentos positivos e soluções criativas.
Recursos Humanos: RH Ativo = Colaborador receptivo – RH que não participa, não existe. Quando o departamento de RH atua ativamente na empresa, os funcionários tendem a colaborar muito mais. Fazer-se presente é papel do RH eficiente. Quando o RH se omite, está transmitindo ao colaborador a péssima sensação de que ele não tem valor para a empresa.
Carreira: O silêncio às vezes é a melhor solução – Há momentos em que a empresa passa por turbulências e precisa de soluções para resolver os seus problemas. Nessa hora, toda sugestão será bem-vinda. O problema é quando o funcionário aproveita a situação para trazer mais problemas e gerar conflitos. Se você não tem uma boa solução, o silêncio é a melhor opção.
Cursos Online: 50% de desconto em curso online (Só para os leitores) - Envie um e-mail para andre@andrevinícius.com com a palavra COLUNA e ganhe 50% de desconto para o curso online de vendas mais completo do Brasil. Só aqui você escolhe os melhores dias e horários para estudar. Conta com professor qualificado, material didático, ambiente online de aprendizado, suporte por 90 dias para auxiliá-lo em suas vendas, ferramenta gestão de metas, plano de ação comercial, certificado e muito mais. E você ainda parcela o investimento em até 12 vezes! Acesse www.andrevinicius.com
Mais conteúdo: Quer saber mais? Artigos sobre técnicas, estratégias, gestão de vendas, dicas de vendas, atendimento e relacionamento com o cliente, marketing digital e muito mais você encontra em www.andrevinicius.com
André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação de qualidade em vendas VendaMais. É colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre