Carreira e Negócios
01.07.2011
CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 38
Atendimento: Não existe pior ou melhor cliente – As pessoas costumam categorizar os clientes em melhores ou piores, bons ou maus. Sempre afirmo que isso é questão de perfil. Alguns clientes serão mais amáveis com você (entrarão em sintonia) e outros não. Todo cliente se torna “bom” quando compreendido ou “mau” quando enganado. Pense nisso!
Marketing: Causa e efeito – Costumo dizer que no marketing as empresas vivem a realidade da causa e efeito. Não existe fracasso ou sucesso. Se você planejar e executar uma boa ação de marketing o efeito será positivo, caso contrário será negativo ou até mesmo nulo. Independente do que faça sempre haverá a causa e o efeito.
Vendas: O vendedor à prova de crise – Tem vendedor que embarca na crise como desculpa para não cumprir com suas metas. Mas há aqueles que aproveitam o momento para rever conceitos, traçar novas estratégias e criar oportunidades para vender mais. Como dizem por aí: “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Que tipo de vendedor você é?
Liderança: Estabeleça metas e padrões – O líder precisa mostrar aos seus liderados o que espera deles e as metas que precisam ser atingidas. Quando você diz o que espera das pessoas e os padrões de comportamento que acha correto os objetivos ficam mais visíveis e com maiores chances de serem alcançados.
Empreendedorismo: Honestidade gera valor – Há uma grande diferença entre superar os concorrentes e ser desonesto. Honestidade é um dos valores que deve acompanhar o empreendedor. Honestidade com os clientes, investidores, fornecedores e até com os concorrentes. Isso deve fazer parte da sua missão para com a sociedade.
Recursos Humanos: Trabalho conjunto – O RH não deve se isolar dos demais departamentos da empresa. Deve trabalhar de forma conjunta e harmoniosa identificando as necessidades da equipe e contribuindo para que as pessoas estejam mais engajadas nos departamentos.
Carreira: Avaliando o emprego – As pessoas costumam avaliar se um emprego é bom ou ruim pelo salário que recebem. Agregue a isto a realização profissional, benefícios, ambiente de trabalho, oportunidades que podem surgir e qualidade de vida. Estes são os componentes para avaliar se está na hora de mudar de emprego ou se deve permanecer na empresa.
Literatura: Faça o que tem que ser feito - Segundo Bob Nelson, é preciso fazer o que tem que ser feito e não o que lhe pedem, pois essa é a marca registrada da excelência profissional. Adote essa postura para que você possa crescer e se realizar profissionalmente. Autor: Bob Nelson. Editora: Sextante / Gmt.
Dicionário: Reengenharia - É a análise e a conseqüente mudança de processos para a obtenção de melhores resultados.
Frase: Colaboradores - "Cuide dos seus colaboradores e eles cuidarão da sua empresa". (Bob Nelson)
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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre