Carreira e Negócios

02.03.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 27

Atendimento: Não espere reconhecimento – Quem trabalha no atendimento sabe o quanto é difícil fazer um bom trabalho. Talvez por isso, muitos esperam pelo reconhecimento do cliente. Se você está nessa situação e acha que o trabalho só vale a pena quando o cliente diz obrigado, então reveja seus conceitos. O cliente pode não dizer obrigado, mas sabe quando um profissional presta um bom atendimento. O mais importante é fazer a sua parte.  

Marketing: A cabeça do consumidor – Entender o que se passa na cabeça do consumidor é um desafio para os profissionais de marketing. Você já se perguntou o que o consumidor pensa a respeito de seus produtos e serviços? Como o cliente enxerga o que você tem a oferecer? Entender o pensamento do cliente ajuda a melhpaorar os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Vendas: Respeitando a concorrência – O bom vendedor expõe os benefícios de seu produto sem precisar denegrir a concorrência. Quem perde tempo falando mal da concorrência mostra despreparo e perde a oportunidade de mostrar o que tem de melhor para o cliente. Quando você cita o nome do concorrente está abrindo uma brecha para que ele ocupe um lugar na mente do cliente.

Finanças: Calculando a Inadimplência – Tenho visto muitas empresas se endividarem por não prever o percentual de inadimplência que existe em qualquer tipo de negócio. Saber qual é o percentual de clientes que podem vir a não honrar com os pagamentos é uma forma de se precaver e não contar com o dinheiro que não é certo. Lembre-se de que receita certa é receita em caixa.

Liderança: Irradie energia e positivismo – Você é o líder e deve irradiar positivismo no ambiente. Se você se comportar de maneira que seus liderados percebam que você não tem mais autoconfiança, perderá o respeito e admiração da equipe. Um líder de verdade estimula e passa energia para os seus liderados.

 

Empreendedorismo: O sócio ideal – Viabilizar o sonho de um negócio as vezes se torna mais fácil quando temos alguém para compartilhar informações e somar forças. Escolher um sócio não é tarefa das mais fáceis. Separe a amizade dos negócios e escolha alguém que complete o seu perfil. Perfis opostos tendem a balancear as coisas e agregar muito mais aos negócios.

Recursos Humanos: Perfil do colaborador – Muitas contratações dão errado por que as empresas não sabem nem o perfil de profissionais que estão buscando. Grande parte destas empresas não saberia responder quais são as qualidades desejadas para fazer parte da equipe. Isso leva a contratações desastrosas e profissionais posicionados de forma errada gerando altos custos e baixa produtividade.

Franchising: Avalie com calma – A pressa é inimiga dos bons negócios. Se você deseja abrir uma franquia é ideal que avalie com calma todas as oportunidades disponíveis. Entenda o funcionamento do negócio, analise os riscos, verifique as informações para tomar a melhor decisão sobre o investimento em um novo negócio.

Administração: Melhorando processos – Empresas que buscam competitividade investem constantemente na melhoria dos processos para atingir a excelência. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Se uma determinada tarefa é executada em um tempo X, o administrador eficaz deve buscar maneiras de reduzir este tempo e conseqüentemente melhorar a produtividade. Otimizar os processos é um dos princípios da administração eficaz.

Carreira: Quando é necessário dizer “não”  – Ter coragem para dizer “não” é um das características dos profissionais de sucesso. É comum o profissional querer abraçar o mundo e se comprometer com mais tarefas do que pode cumprir. Ele faz isso porque quer dar a impressão de que é eficiente e ao mesmo tempo ficar bem com o chefe ou colegas de trabalho. Profissionais focados dizem “não” a determinadas tarefas para que possam se dedicar com excelência a outras.


Literatura
: Faça Como Steve Jobs - Nesta obra o autor esclarece o magnetismo do líder mais admirado do mundo, destrinchando cada momento de suas apresentações em técnicas simples que você pode aplicar imediatamente. Feche o PowerPoint por algumas horas e leia com atenção as instruções do autor. Elas lhe darão ferramentas infalíveis para conquistar seu público. Você aprenderá a: elaborar um roteiro de apresentação eficaz; treinar seu discurso para potencializar sua mensagem e muito mais. Autor: Carmine Gallo. Editora: Leya Brasil.

Dicionário: Downsizing - Reorganização da empresa para deixá-la mais ágil e eficaz, reduzindo o número de funcionários e os níveis de hierarquia.


Frase
: Atitude - Não se trata de ter ideias. Se trata de fazer as ideias saírem do papel. (Scott Belsky)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius