Carreira e Negócios

14.02.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 26

Atendimento: Atender é ter iniciativa – Quantas vezes você já tomou a iniciativa no atendimento? São pequenas gentilezas que tem muito valor para o cliente. Da próxima vez que for atender, tente fazer algo que contribua positivamente no atendimento: Sirva um café, pegue água para o cliente, leve suas compras até o carro, pegue uma cadeira para ele sentar ou pense em qualquer coisa que pode agregar valor ao relacionamento com o cliente.   

Marketing: O poder do viral – Você já deve ter visto alguma ação de marketing que gerou grande repercussão na mídia, não é mesmo? Talvez aquele comercial que você recebeu e passou adiante ou quem sabe aquela promoção espetacular que você fez questão de compartilhar com todos os seus amigos. Isso nada mais é do que uma ação viral que dissemina sua marca e ganha mercado. Ações virais trazem grande visibilidade e lucratividade para a empresa.

Vendas: Vantagens x desvantagens – Uma das formas de mostrar ao cliente a vantagem de levar um determinado produto ou adquirir um serviço é dividir uma folha ao meio, listando do lado esquerdo as vantagens e do lado direito as desvantagens do que está sendo oferecido. Desta forma fica mais fácil para o cliente comparar e entender porque é vantajoso para ele adquirir aquele produto.   

Administração: Visão Global – O administrador de sucesso precisa ter uma visão global para administrar de maneira local. Pensar localmente limita a ação do administrador. Pensar de forma global em tudo que esteja à volta do seu negócio e como um fator influencia em outro é o caminho para tomar as melhores decisões.  

Franchising: Converse com outros franqueados – Se você deseja saber se uma franquia realmente vai cumprir com o que promete aos franqueados, basta conversar com quem já faz parte do negócio. Pergunte aos franqueados que estão a mais tempo no negócio, se a franqueadora cumpre com o que anuncia: Orientação, suporte, ações de marketing e outras informações. Essa é a maneira mais segura de não embarcar em uma canoa furada de uma empresa que só está preocupada com os royalties e não se compromete com o sucesso do negócio.     

Finanças: Os três fatores – Qualquer investimento que você faça na vida deve ser avaliado segundo três fatores: Rentabilidade (Qual é o lucro que o investimento pode me proporcional), Liquidez (Consigo me desfazer do investimento com facilidade se houver necessidade) e Segurança (Qual é o risco de perder ou desvalorizar meu investimento).

Liderança: Ambientes saudáveis – Ter um ambiente saudável estimula a criatividade, cooperação e crescimento dos liderados. O líder deve estimular a criação de um ambiente saudável, estimulando o bem-estar, incentivando o conflito de idéias e o respeito entre os liderados. Agindo assim, o líder ganha força, admiração e apoio dos seus liderados.

 

Empreendedorismo: Ter uma boa idéia não é o suficiente – Há pessoas que passam a vida inteira tendo boas idéias. E há ainda aqueles que vencem porque aplicam as boas idéias que outras pessoas tiveram. Há uma grande diferença entre gerar a idéia e colocá-la em prática. Empreendedores nem sempre são agraciados com as melhores idéias, mas quando as tem, colocam em prática e colhem os resultados.

Recursos Humanos: Avaliação de colaboradores – Como sua empresa avalia os colaboradores? Você é capaz de me dizer quais são os critérios de avaliação utilizados? Como você define o colaborador que merece uma promoção? O RH não pode se basear em subjetividade para definir quem merece ou não uma oportunidade. Critérios definidos e abertos aos colaboradores estimulam uma competição saudável e o crescimento da organização.

Carreira: Zona de conforto – A estagnação é um dos maiores problemas que pode ocorrer com um profissional. Quando o sujeito acredita que o melhor a fazer é se acomodar e continuar com as mesmas responsabilidades, na mesma empresa, recebendo a mesma remuneração temos um forte indício que sua carreira acabou e você apenas aguarda o passar do tempo. Profissionais de sucesso saem da zona de conforto e buscam novos desafios.

Literatura: Oportunidades Disfarçadas - Histórias Reais de Empresas que Transformaram Problemas em Grandes...- Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro. Oportunidades disfarçadas é um verdadeiro catálogo de idéias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos. Você vai se surpreender com histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. Autor: Carlos Domingos. Editora: Sextante/GMT .

Dicionário: Intrapreneur  Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente.

 

Frase: Clientes – "Não é o empregador que paga os salários. Os empregadores só manipulam o dinheiro. É o freguês que paga os salários." (Henry Ford)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius