Carreira e Negócios

01.02.2011

CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 24

Atendimento: O e-mail no atendimento – Com o avanço crescente da tecnologia, utilizar o e-mail para atender os clientes é uma constante na vida das empresas. Aqui vão três dicas para melhorar a comunicação com o seu cliente: a) Personalize a mensagem dando um toque pessoal e chamando o cliente pelo nome. b) Responda em no máximo 24 horas, mesmo que você não tenha a resposta final. c) Cuidado com os erros de português.

Marketing: Como sua empresa é conhecida? – Você já parou para perguntar ao cliente como sua empresa é conhecida? Empresas que adotam estratégias de marketing vencedoras são conhecidas não por seus produtos ou serviços, mas sim pelos benefícios que proporcionam aos clientes.

Vendas: Procurando a agulha – Prospectar clientes é como encontrar uma agulha no palheiro. Você sabe que ela existe, mas não é fácil achar. O vendedor deve ser criativo e utilizar de diferentes fontes para prospectar seus clientes.  Vale pegar cadastro de parcerias, páginas amarelas, indicação de clientes, palestras, cursos, seminários e qualquer outra fonte de informação.

Finanças: Reserva emergencial – Empresários precavidos sempre possuem uma reserva financeira para os casos de emergência. Talvez você pense que o negócio está indo de vento em polpa e que nunca precisará de dinheiro porque não há nada que tire a sua empresa da rota. Então fique sabendo que o dia de amanhã é imprevisível. Basta ver o que aconteceu com milhares de empresas durante as enchentes dos últimos anos.   

Liderança: O liderado que virou líder – se você recebeu aquela esperada promoção e agora ocupa uma posição de líder em sua empresa, saiba que o primeiro passo é não deixar com que isso suba pra cabeça Você deve se manter centrado no seu objetivo de servir e proporcionar o melhor para que seus liderados consigam superar os próprios limites e agregar valor para a empresa e para a carreira.

 

Empreendedorismo: O exercício de humildade – Muitos empreendedores de sucesso quebraram duas, três, quatro, cinco e até mais vezes antes de trilharem o caminho do sucesso. O segredo para chegar lá foi ter humildade para reconhecer o erro e tentar novamente.

Recursos Humanos: Liberdade x Controle – Até que ponto o RH deve dar liberdade ao colaborador? O que é melhor: liberar ou controlar? O bom senso deve prevalecer. Tudo que é excessivo traz conseqüências ruins para o ambiente. Se a empresa deixa os colabores muito a vontade pode parecer que perdeu  o controle e sufocar demais deixa o funcionário desconfortável.

Franchising: Identificação com o negócio – Quer abrir uma franquia e está na dúvida sobre qual segmento escolher? Aqui vai a primeira dica: Escolha algo com que se identifique. A chance de dar certo é muito maior se você tiver como objetivo escolher uma franquia em um segmento que possui experiência.

Administração: Os quatro pilares da administração  – Planejar, organizar, executar e controlar são as quatro funções básicas da administração. A sua empresa está centrada nestes quatro pilares?  Vale lembrar que ambos são importantes e se completam. De nada adianta planejar e não executar. Da mesma forma que organizar e não controlar não trará bons resultados para a empresa.

Prof. André Vinícius