Carreira e Negócios
16.01.2011
CARREIRA & NEGóCIOS - EDIçãO 22
Atendimento: Contato visual – Seu cliente merece todo respeito e atenção, por isso, quando estiver conversando com ele, fale olhando nos olhos. O contato visual transmite a sensação de que você o respeita e é um profissional seguro e em que se pode confiar.
Marketing: Vislumbrando o invisível – A sua empresa aplica o marketing invisível? Não sabe o que é isso? Então vou explicar. O marketing invisível tem como objetivo alcançar o consumidor sem que pareça ser uma informação comercial. Um exemplo é quando a empresa coloca uma pessoa dentro de um grupo para falar bem de um produto ou serviço e influenciar os consumidores.
Vendas: Orgulho de ser vendedor – Médicos, advogados e engenheiros exibem como orgulho a profissão que escolheram. E você, sente orgulho em ser vendedor? Você bate no peito pra dizer que é vendedor ou apresenta um cartão de visitas com títulos mais pomposos como: Consultor de vendas, Operador de negócios, etc?
Finanças: Dinheiro seu x dinheiro da empresa – Muitos empresários costumam colocar o negócio a perder porque pensam que o dinheiro do caixa da empresa é dele e com isso fazem grandes retiradas sem se dar conta de que aquele valor precisaria ser investido na empresa ou utilizado para cobrir custos. Saiba diferenciar o seu dinheiro e o da empresa.
Liderança: Lidando com o diferente – É muito comum líderes, gerentes ou qualquer outro profissional entrar em sintonia com colaboradores que tenham o mesmo perfil. O líder que deseja prosperar deve conviver de forma pacífica, harmoniosa e respeitosa com liderados que tenham perfil diferente do seu.
Empreendedorismo: Acompanhe as tendências – Ficar de olho no mercado e nas tendências que de outros lugares (regiões e países) é garantia de informações relevantes que podem ser aplicadas ao seu negócio. Assine boas revistas, acompanhe sites interessantes e assista programas de TV que agreguem valor a você.
Recursos Humanos: O RH Social – Todos sabem que fazer o bem rende bons frutos e transforma o ser humano para melhor. O RH deve estimular a participação dos seus colaboradores em trabalhos sociais como forma de integrar o profissional e a empresa na sociedade. Em muitas empresas, os profissionais que participam de trabalhos sociais ganham mais pontos na hora da contratação ou de uma promoção.
Carreira: O que você veste é o que você passa – Claro que todos nós temos um estilo e isso tem que ser levado em conta na hora de se vestir porque é dessa forma que nos sentimos bem. Mas isso não quer dizer que você vai se vestir de qualquer forma para trabalhar. Lembre-se de que a forma com que se veste pode abrir ou fechar portas.
Literatura: Descubra seus Pontos Fortes - Baseado em pesquisas feitas pelo Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas, "Descubra seus Pontos Fortes" muda nossa maneira de pensar sobre o aprimoramento de nosso desempenho profissional. Marcus Buckingham e Donald O. Clifton descobriram que a maioria das empresas dá pouca ou nenhuma atenção aos pontos fortes de seus funcionários. Preferem investir tempo e dinheiro na tarefa ingrata de corrigir suas fraquezas, achando que desse modo as pessoas atingirão a excelência. Autores: Buckingham, Marcus; Clifton, Donald O.. Editora: Sextante/GMT.
Dicionário: Core business – Negócio principal da empresa.
Frase: Experiência - No mundo dos negócios todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois. (Harold Genee)
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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: [email protected] Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre