Carreira e Negócios
21.12.2010
CARREIRA & NEGóCIOS - EDIÇÃO 21
Atendimento: Quanto vale um cliente? – Você já parou para calcular quanto vale um cliente para o seu negócio. Suponhamos que um cliente consome R$ 100,00 por mês em sua empresa e indicaria você para três novos clientes. Em um ano este cliente tem o potencial de gerar R$ 4800,00 para o seu negócio. Então eu pergunto: Vale ou não vale a pena proporcionar o melhor ao nosso cliente?
Marketing: Grandes sacadas – Em um mundo dominado pela poluição visual, qualquer estratégia criativa é válida para sair na frente da concorrência. Anuncie o seu produto em lugares jamais imaginados. Inove na abordagem. Seja criativo na exposição. Melhore seus resultados.
Vendas: Elimine a opção mais em conta – Dizem que quem pede mais ganha mais. Um exemplo bem interessante é a estratégia de não oferecer ao cliente o produto mais em conta. Se você tem uma lanchonete, pode oferecer ao cliente apenas a opção do refrigerante médio ou grande. Dessa forma o cliente não optará pelo refrigerante pequeno, a menos que ele lembre.
Liderança: Entre a cruz e a espada – Há momentos em que o líder deve tomar decisões que de alguma forma tendem a desagradar a alguém da equipe. O líder deve pensar no melhor para a empresa e os colaboradores. Faça o que tem que ser feito, mesmo que isso vá magoar alguém.
Empreendedorismo: Máquina de idéias – Se você é um empreendedor e busca inspiração para uma grande idéia, então fique de olho nas fontes de informação. Leia artigos, pesquise na internet, consulte revistas relacionadas a sua área de atuação e converse com outras pessoas. Grandes idéias surgem a partir de pequenos estímulos.
Recursos Humanos: Seleção constante – Recrute freqüentemente os melhores candidatos para sua empresa. Não espere alguém ser demitido para buscar um novo profissional para a função. Isso é dispendioso para a organização. Se alguém precisa ser substituído, a empresa já deve ter com antecedência um substituto a altura.
Carreira: Formação ou experiência: O que vale mais? – Uma boa formação acadêmica é mais importante do que experiência na função? Teoria e prática se complementam. Ter um embasamento teórico do que se pretende e saber colocar em prática é o que se espera do profissional do século XXI.
Literatura: Não Tenha Medo de Ser Chefe - Neste livro, você vai aprender a ver a função de chefia com outros olhos. Não como um fardo ou uma obrigação desgastante, e sim como uma oportunidade valiosa de ser útil, contribuir para aumentar a produtividade de sua equipe e ajudar seus subordinados a conseguir aquilo que querem e fazem por merecer. Autor: Bruce Tulgan, Editora: Sextante / Gmt.
Dicionário: Markup - é um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos,
após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista).
Frase: Valor - "Preço é o que você paga, e valor é o que você leva." (Warren Buffett)
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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: [email protected] Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre