Carreira e Negócios

09.11.2010

CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 16

Carreira & Negócios

Atendimento: Acalmando os ânimos – Há momentos em que o seu cliente se mostra irritado com a empresa e nada que você diga ou faça parece resolver. Nessa hora é importante que você se coloque no lugar dele pronunciando frases do tipo: “Eu entendo o seu problemas e no seu lugar estaria agindo da mesma maneira”. Pequenas ações como essa costumam acalmar os ânimos e permitem a resolução do problema.

Marketing: Entre a missão e a realidade – As empresas adotam bonitas frases para descreverem a sua missão, mas o que vemos difere muito da realidade. Missão, visão e valores devem andar em sintonia com as políticas de marketing da empresa. Lembre-se que a missão é o que você faz, a visão é o que você quer ser e os valores são os princípios que guiam a sua empresa.

Vendas: Olhadinha hoje, lucro amanhã – Muitos vendedores mudam sua postura de acordo com a reação do cliente. Tratam o cliente bem quando ele compra e com indiferença quando ele está “apenas” dando uma olhadinha ou fazendo uma cotação. Lembre-se de que a “olhadinha” de hoje é a venda de amanhã. Trate todos os potenciais clientes da mesma forma que gostaria de ser tratado.

Liderança: O líder de pouca idade Há casos em que o líder enfrenta problemas e desconfiança por ser mais novo do que sua equipe. A idade não tem relação com o sucesso de um líder. O que transforma você em um líder é a sua atitude perante a equipe e não os anos a mais ou a menos na certidão de nascimento.

 

Empreendedorismo: Esqueça o horário – Se você quer se tornar um empreendedor de muito sucesso, uma das coisas que terá que abrir mão é de trabalhar apenas oito horas por dia. Grandes empreendedores trabalham até 16 horas em seu negócio. A diferença é que o amor e vontade de vencer compensam o cansaço provocado pelo horário exaustivo de trabalho.    

Recursos Humanos: Reduzindo o Turnover – Para reduzir a rotatividade de funcionários na empresa, o Rh precisa pensar em soluções para remunerar acima da média, oferecer qualidade de vida no trabalho, motivar o colaborador e fazer com que ele se sinta parte do crescimento da empresa. 

Carreira: Provedor de soluções Há profissionais que estão na empresa para apontar problemas. Os profissionais de sucesso estão lá para resolvê-los. O profissional de resultados deve ser um provedor de soluções. Detectar problemas é importante, mas saber resolvê-los faz toda diferença para sua carreira e para a empresa que você representa.

Literatura: Buzz – A era do marketing viral - Examinando estudos de caso escolhidos em campanhas de marketing bem-sucedidas para Kate Spade, Bulgari, Ford, Nokia e Apple, este guia prático conta a história oculta de como o boca-a-boca realmente funciona. Você também descobrirá quão eficazes são os anúncios de impacto, o modo como aproveitar o ímpeto de uma marca e quais os produtos ou serviços que mais se beneficiam de uma campanha de buzz. Autores: Marian  Salzman; Ira Matathia; Ann O'reilly. Editora: Cultrix.

Dicionário: Dumping - Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado.

Frase: Mudança - "Quando o ritmo de mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo da mudança fora dela, o fim está próximo”. (Jack Welch)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: [email protected] Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius