Carreira e Negócios

03.11.2010

CARREIRA & NEGóCIOS EDIÇÃO 15

Atendimento: Padronização é tudo – Um atendimento padronizado facilita o relacionamento com o cliente dentro da empresa. Como seus colaboradores recebem os clientes? Como atendem o telefone? Todos cumprimentam o cliente? Já pensou em redigir o MAC (Manual do Atendimento ao Cliente)?

Marketing: Para quem ele trabalha? – Para que o marketing da sua empresa seja realmente eficaz você precisa definir para quem ele trabalha: Para a empresa, para o produto ou para o cliente? O marketing eficaz trabalha para mostrar ao cliente que seu produto pode satisfazer uma necessidade e facilitar a vida dele.

Vendas: Relacionamento x Técnicas – O que é mais importante no processo de vendas: Relacionamento ou Técnica? Na dúvida, use os dois. Isso mesmo. Seja um profundo conhecedor de técnicas de vendas e invista pesado no relacionamento com o cliente. É como o casamento da razão com a emoção. Os dois se completam.

Liderança: Emoção não é fraqueza Muitos líderes exprimem seus sentimentos como forma de manter uma linha de “durão”. Quando você mostra aos seus colaboradores que possui sentimentos, está passando a eles a mensagem: “Eu sou igual a vocês” e isso gera reciprocidade da equipe.

 

Empreendedorismo: Arrisque para vencer – Todo empreendedor de sucesso arrisca nos negócios. Claro que prudência é importante em qualquer situação, porém o medo de perder mata a vontade de vencer. Grandes idéias só entram pra história se houver atitude. Não adianta ter uma idéia espetacular guardada dentro do armário. 

Recursos Humanos: As três entrevistas – Durante o processo de seleção é importante que o candidato seja entrevistado por no mínimo três pessoas da empresa. Isso reduz o risco de erro na contratação, evitando que o candidato conquiste a vaga por coisas do tipo: “Eu fui com a cara dele. Acho que vou lhe dar uma chance”. 

Carreira: Demita a empresa Quando o seu nível de satisfação para com a empresa começa a cair, está na hora de demiti-la. É isso mesmo que você ouviu. Da mesma forma que a empresa pode demitir um colaborador, você também pode dizer adeus à empresa para ser feliz em outra organização. Lembre-se: A satisfação precisa ser uma via de mão dupla.

Literatura: História da Propaganda Mundial - Finalmente, enquanto a explosão da mídia digital e o fim do tradicional hábito de ver TV ameaçam mudar a própria natureza da propaganda, Mark Tungate nos mostra essa indústria como ela é e apresenta uma visão do seu futuro.Apresenta uma visão global do desenvolvimento da propaganda e, usando depoimentos de muitos dos principais personagens que deram forma ao mundo da propaganda, da década de 50 até os dias de hoje, lança também um olhar inclemente sobre o futuro da propaganda. Um livro fantástico para curiosos e profissionais.. Autor: Mark Tungate. Editora: Cultrix.

Dicionário: Know-how - O know-how, savoir-faire ou conhecimento processual é o conhecimento de como executar alguma tarefa.

Frase: Clientes - "As empresas existem para criar e preservar seus clientes. Não para criar produtos, como muita gente imagina. Os produtos são efêmeros; os clientes não”. ( Don Peppers)

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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: [email protected] Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Prof. André Vinícius