Carreira e Negócios
08.04.2013
CARREIRA E NEGÓCIOS - EDIÇÃO 98
Atendimento: Forneça assessoria – Coloque seus conhecimentos (sobre a empresa, o produto ou o serviço) à disposição do cliente. Cliente bem assessorado, permanece sempre satisfeito e não vai procurar o concorrente.
Marketing: Cuidado com o modismo – Redes sociais, comercio eletrônico e outros canais de relacionamento e vendas com o cliente vieram para transformar o marketing, mas tenha cuidado ao utilizá-los na sua empresa. Muitas vezes, dependendo do seu negócio, o velho marketing ainda pode funcionar muito bem.
Vendas: Não tenha medo de fechar – Prestar atenção aos sinais do cliente para saber se é hora de fechar a venda é importante, porém você pode tentar o fechamento em outras oportunidades. Quem tem medo de fechar, não vende. Então, sempre que possível, tente o fechamento.
Liderança: Utilize duas medidas – Seja duro nas questões envolvendo problemas, mas seja flexível e tranquilo quando envolver pessoas, ou seja, o líder deve combater o problema com pulso firme e fazer o que for possível para não gerar atritos e mágoas quando for lidar com pessoas.
Empreendedorismo: Tire as ideias do papel – Colocar as ideias no papel e planejar é muito bom, mas para que as coisas possam acontecer, é preciso que você faça acontecer. Planejamento é importante, mas atitude é o que proporciona a realização dos objetivos.
Recursos Humanos: Sangue novo x experiência – Muitas vezes, durante a contratação de colaboradores, surge a dúvida: Devo contratar um funcionário mais jovem (dinâmico e inovador) ou um colaborador mais experiente. Na dúvida, fique com aquele que está mais próximo do DNA da empresa.
Carreira: Conheça gente nova – Procure expandir seu círculo social e se esforce para conhecer mais pessoas. Quando você aumenta seu círculo social, expande sua rede de contatos e melhora as chances de criar oportunidades para sua carreira através da indicação ou da relação comercial com as novas pessoas que conheceu.
André Vinícius da Silva é corretor de imóveis, professor universitário, consultor e palestrante de vendas com foco em desenvolvimento de pessoas, negociação e marketing digital. Possui certificação nacional em vendas, MBA em Gestão de RH e é pós-graduando em Marketing. É autor dos livros: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena) e Carreira & Negócios: 350 dicas para construir uma história de sucesso (Editora Dracaena). Escreve semanalmente a coluna Carreira e Negócios para dezenas de mídias em todo Brasil e é fonte das principais revistas, jornais e sites quando o assunto é vendas.
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