Um Sonho de Viagem

25.09.2015

CAPADÓCIA

A Capadócia é uma região da Turquia com belezas naturais e históricas. A área é composta por diferentes cidades e vilas, entre elas Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos. Mais do que uma viagem para admirar paisagens estonteantes e voar pelo céu em um balão colorido, que já seriam motivos suficientes para justificar o sucesso do turismo local, a região reserva aos seus visitantes uma imersão na cultura turca-moderna e antiga-e muito aprendizado!

É inquestionável que a Capadócia tem uma beleza singular. Sua paisagem é formada por vales coloridos, dobraduras e interessantes formações, conhecidas como Chaminés de Fada. A explicação para seu relevo acidentado e muito diferente de outras paisagens mundo afora é que a área é de origem vulcânica e a combinação da erupção de alguns vulcões-que expeliram lava-com a ação erosiva de rios modelaram a paisagem local de forma a criar as diferentes formações e os vales que hoje conhecemos.

As chaminés de fada, que são um símbolo da Capadócia, são parte desse efeito erosivo; elas são formações cônicas (em forma de cogumelo, colunas ou pontiagudas) em que os “chapéus”, ou seja, a parte mais alta da formação, é maior do que o seu corpo. Toda essa explicação a respeito da geologia tem muito a ver com história também. É por causa das rochas vulcânicas, que são mais macias do que outros tipos de rocha, que foram possíveis construções em encostas, a criação de refúgios, a escavação de centenas de cavernas, igrejas e santuários-todas heranças de povos antigos que passaram pela Capadócia.

A maioria das pessoas passa a conhecer a Capadócia por causa de sua natureza, e o que muitos não sabem é que o lado cultural e histórico é tão interessante quanto sua beleza. Passeando pela região, é de impressionar a quantidade de cavernas que existem, a quantidade de igrejas seculares com pinturas sagradas, muitas delas no Göreme Open Air Museum, castelos, como o Castelo de Uçhisar, e até a existência de cidades subterrâneas! Derinkuyu é uma cidade embaixo da terra que tem 85 m de profundidade e uma de suas finalidades foi oferecer proteção aos cristãos que sofriam perseguição religiosa.

Quem nunca viu uma fotografia do céu azul da Capadócia cheio de balões sobrevoando sua zona rochosa e não imaginou fazer um voo por lá também? Difícil resistir a esse desejo. Essa é uma das principais atividades para se fazer na Capadócia e é realmente uma experiência inesquecível, algo único na vida! No verão, são dezenas de balões coloridos no céu e poder ver o sol nascer lá do alto, com um lugar tão lindo debaixo dos pés é indescritível. O voo de balão é extraordinário e imperdível!

A Turquia é cheia de tradições, sabores novos, sons e culturas diferentes… A Capadócia alia a história turca à beleza natural de uma maneira única! Visite e se apaixone por um lugar simples e mágico!

Quando ir a Capadócia

A Capadócia é uma região da Turquia com atrações que podem ser visitadas o ano inteiro. Sua temperatura média anual (dados de Nevsehir) é de 10ºC, com médias no verão de 18ºC e no inverno de 1ºC. As chuvas podem ocorrer ao longo de todo o ano; geralmente, os verões são mais secos e os invernos são mais úmidos.

Assim como em outros destinos da Europa e Ásia, as estações são bem definidas e isso é que provoca muita diferença na hora de escolher o período da viagem. Além de a paisagem ser diferente dependendo das estações, é preciso pensar que esse é um lugar onde muitos dos pontos turísticos ficam a céu aberto, portanto, escolher um mês em que as temperaturas não são tão amenas deixarão os passeios mais confortáveis. O voo de balão, por exemplo, é bem mais interessante no verão; se a média no inverno é de 1ºC em terra firme, imagine o frio que pode fazer lá em cima enquanto você voa de balão.

Por conta da menor quantidade de chuva e da temperatura mais agradável, a alta temporada na Capadócia é o verão (junho a setembro). Nesse período, a região vive seus dias mais movimentados e mais quentes e chega a atingir 15h de sol por dia. No verão, há mais dias de céu aberto e as condições climáticas para voar de balão são melhores, é por isso que, durante essa estação, a quantidade de balões no céu é impressionante! Viajar no verão não significa que você terá dias insuportavelmente quentes. A Capadócia é um lugar alto, então a temperatura poderá ser alta durante o dia, mas durante a noite pode cair bastante. Independente da época em que você viajar, é importante levar um agasalho para se proteger do frio e do vento.

O inverno (dezembro a março), embora rigoroso, também tem o seu charme, principalmente se você der a sorte de pegar as cidades com neve! Os passeios ao ar livre ficam um pouco mais difíceis de serem feitos, é verdade, mas por outro lado, a paisagem fica completamente diferente. No inverno, os dias duram menos e têm cerca de 10h de sol diariamente. Caso não queira pegar muito frio, uma boa alternativa é viajar nos meses da primavera e verão, que são meses de transição, sem tanta gente, que podem ter temperaturas mais agradáveis do que o inverno.

Feriados

A Turquia é um país laico e de maioria muçulmana. No nono mês do calendário islâmico (calendário lunar, ou seja, o mês varia de acordo com o ano), os seguidores da religião islâmica fazem jejum do nascer ao pôr do sol, o chamado ramadã. Ainda que não seja um país tão fechado quanto outros países islâmicos, viajando nesse período você pode encontrar as cidades mais vazias e até alguns estabelecimentos fechados. Durante o ramadã, é recomendado não beber ou comer em público enquanto há luz do sol em respeito aos muçulmanos, que não podem fazer o mesmo.

Feriados nacionais na Turquia: 1º de janeiro (ano novo), 23 de abril (dia da soberania nacional e dia das crianças), 1º de maio (dia do trabalho), 19 de maio (dia da juventude e Atatürk), 30 de agosto (dia da vitória), 29 de outubro (dia da república). Há ainda outros feriados na Turquia, mas os feriados e festivais religiosos seguem o calendário lunar, por isso os dias de suas comemorações são diferentes a cada ano.

Roupas

Independente da época em que você decida viajar, leve roupas de frio. Faz calor nos dias de verão, mas durante a noite pode ficar bem fresco-é normal fazer calor de dia e frio de noite.

Viajando no inverno, aí sim capriche na mala: leve segunda pele, cachecol, meias grossas, luvas, etc., porque faz bastante frio.

Ter um tênis ou calçado de trekking é importantíssimo para fazer os passeios com conforto. Salto alto, calçados abertos ou que não ofereçam firmeza aos pés não têm nada a ver com a Capadócia, porque o lugar tem muita terra e superfícies irregulares para caminhar.

Dicas da Capadócia

Brasileiros que viajam a turismo para a Turquia por até 90 dias não necessitam de visto, apenas do passaporte com uma página em branco. O passaporte deve ser válido no momento da entrada e saída do país. Para mais informações, acesse o site do Portal Consular.

Nenhuma vacina é obrigatória para entrar na Turquia.

A moeda utilizada na Turquia é a lira turca (TRY), representada pelo símbolo ₺. Essa é a moeda que circula no país e é ela que você deve ter em mãos caso queira pagar gastos com ônibus, táxis, restaurantes. Alguns estabelecimentos de muito apelo turístico aceitam moedas estrangeiras, como o dólar e, principalmente, o euro; nesse caso, você deve estar ciente de que a conversão utilizada será aquela adotada pelo próprio estabelecimento e, algumas vezes, a tarifa pode não ser muito vantajosa.

Na Capadócia, muitos hotéis e agências de passeios aceitam outras moedas e você consegue, por exemplo, pagar seu voo de balão ou sua hospedagem em euros. É curioso, porque alguns serviços nessa região já têm seus valores fixados em euro, e não em lira.

A moeda turca tem um valor similar ao nosso real, mas não é fácil de ser encontrada no Brasil. Para obter a lira turca, você deve trocar dólares ou euro no Brasil e então, ao chegar na Europa, trocá-los pela lira. Uma outra opção que pode ser vantajosa é, ao chegar na Turquia, fazer um saque de sua conta corrente e já retirar o dinheiro na moeda local.

Cartões de crédito são amplamente aceitos em muitos estabelecimentos, como hotéis, locadoras, empresas de turismo e restaurantes; mas em locais de pequeno porte, pode ser que o pagamento seja apenas em dinheiro. A dica é sempre ter mais de uma forma de pagamento à disposição para não ter problemas. Para fazer saques ou utilizar o cartão de crédito no exterior, lembre-se de desbloquear o cartão para uso internacional junto ao seu banco.

Língua: O turco é a língua oficial da Turquia, mas o inglês também é muito falado, principalmente por pessoas que trabalham com turismo. Os turcos são um pouco brutos no seu modo de lidar com as pessoas, mas muitos que falam inglês (e, às vezes, quem não fala também) são solícitos em ajudar turistas. O alfabeto da língua turca é de origem latina e tem mais consoantes e vogais do que o nosso; no seu alfabeto há algumas letras a mais a fim de caracterizar melhor alguns fonemas da língua. Embora o turco seja completamente diferente do português, vez ou outra você irá identificar algumas semelhanças com nossa língua.

Energia: A rede elétrica da Turquia é de 230V/50Hz e suas tomadas são de dois pinos redondos “afundados”.

O fuso horário de Istambul e Capadócia é o UTC +2. No horário de verão europeu, ainda há uma hora a mais de diferença para o Brasil.

Para facilitar sua estadia, sugerimos que você compre um chip pré-pago para utilizar a internet em seu smartphone. Conexão com a internet pode ser útil para fazer uma tradução para o turco, saber a localização de um ponto turístico, saber como chegar a um determinado lugar, ver o horário de abertura de um estabelecimento e muitas outras coisas.

O que levar: Não deixe de colocar na mala roupas de frio e tênis, ou um calçado fechado, como botas de trekking. Hidratantes, inclusive labial, também são indicados por conta do frio e, às vezes, do tempo seco.

Lembre-se de que a Capadócia é formada por cidades de pequeno porte, portanto, não espere uma mega estrutura desses lugares. Muitas das construções são rústicas, em cavernas, isso faz parte do seu charme e é um dos seus grandes diferenciais.

****************************************************************************

CRISTUR VIAGENS E TURISMO
Cristiane Vanzella Padalino
Marechal Candido Rondon - Pr
Rua Independencia 940 - cep 85960-000
Fone: 45 32543110
www.cristurturismo.com
Facebook: CRISTUR











Cristiane Vanzella Padalino