Cotidiano

11.12.2008

CANUDO

Uma das melhores sensações de conquista é a hora do recebimento de um diploma eleitoral. O ato que parece uma simples formalidade da Justiça Eleitoral trás consigo um forte significado. É a ratificação legal de uma caminhada muito dura, a coroação de uma vitória suada. Por mais que se possa imaginar facilidade para o político chegar onde ele chega, tem que tirar o chapéu para quem consegue.

Dureza

Mais ainda do que a campanha para prefeito, a luta para se eleger vereador é mais árdua ainda. Além dos adversários da oposição, os próprios companheiros se transformam nos maiores rivais da corrida. E a campanha proporcional tem uma característica muito individual. O prefeito e no caso de Santa Helena, a prefeita Rita Maria Schimidt por exemplo, tinha uma plêiade de colaboradores para fazer vingar o intento de seu grupo político e dentre esta relação estavam os próprios vereadores que se transformam em cabos eleitorais de luxo. Já o vereador, a vereadora, se embrenham na solidão de suas buscas e tenta amealhar para si, o maior número de lideranças possíveis, para que estas conquistem os votos.

Alegria geral

Desta maneira, urge salientar que a diplomação, antes mesmo da posse,  é um verdadeiro prêmio e tem que ser comemorado bastante. Oxalá que os que confiaram o voto sagrado aos seus preferidos, possam também vibrar com a atuação de cada uma, de cada um e daí, o ciclo da felicidade vai se completar!

 

Elder Boff