Contando Histórias
01.12.2017
Breve Histórico de uma das últimas antigas casas de madeira construídas na cidade de Santa Helena
A coluna de hoje não é sobre pessoas, a história contada aqui é de uma casa de madeira com pintura azul/verde/rosa construída à Rua Mato Grosso, no Bairro São Luiz, no ano de 1963, pelo empresário rural de Santa Helena, Luis Alegretti. Essa residência tinha como finalidade abrigar a família do trabalhador que estivesse prestando serviços na propriedade agrícola e no comércio de Luis Alegretti.
Na década de 1990 o proprietário vendeu o imóvel a seu funcionário Sebastião. No primeiro semestre de 2017, Sebastião construiu uma residência de alvenaria no mesmo lote que estava assentada a casa de madeira. Nesta nova residência passou a morar com a família e colocou à venda a casa de madeira e quem viesse adquiri-la deveria retirá-la do local. (Informações concedidas pelo Sr. Sebastião)
No final de outubro de 2017, eu Professor João R. Correia (História – E.E.G. Ramos) adquiri a casa da família do Sr. Sebastião. Desmanchei-a e a transportei para nossa propriedade rural na Linha Guarani, em Sub-Sede (interior de Santa Helena). Reconstruí seguindo o molde original da referida casa. Ressalto que realizei algumas mudanças no “corpo” da outrora residência, mas a originalidade ficou preservada.
O objetivo de reconstruir esta casa é porque pretendo manter a memória histórica das primeiras casas de madeira que foram construídas no município de Santa Helena no início de sua colonização (década de 1960), bem como, torná-la um museu, onde serão guardados utensílios domésticos que as pessoas utilizavam nos afazeres do lar e nos trabalhos do dia-a-dia, tanto na agricultura, quanto no comércio.
Destaco os trabalhadores que desmancharam e reconstruíram a referida casa em 24/11/2017: Roque (responsável técnico na reconstrução do imóvel) e auxiliares Rogério, Mário e Anderson.
Obs. Se você tiver algum objeto de época e quiser fazer doação, os recebo e assim servirá para enriquecer o acervo histórico que estou organizando no espaço acima descrito. Entrar em contato por telefone (45) 3268 1658, 98817 6759, ou pelo fone da Escola Estadual Graciliano Ramos 3268 2728.