21.05.2010

BEBECO GARCIA, ADEUS!

O rock brasileiro e gaúcho perdeu um de seus maiores guitarristas: Bebeco Garcia. Ex-integrante do grupo Garotos da Rua, que lançou sucessos como Eu Já Sei e Tô de Saco Cheio nos anos 1980, o músico morreu na noite de quarta-feira (19), no Hospital da PUCRS, aos 56 anos.

Nascido em Rio Grande em outubro de 1953 como José Francisco Mello Garcia, Bebeco morou em Porto Alegre no início da década de 1980 – época em que foi um dos fundadores do Garotos da Rua, banda surgida no bar Rocket 88, no bairro Menino Deus, e que se tornou uma das mais importantes do rock gaúcho daquela época. Em 1985, o grupo foi escolhido pela gravadora RCA para participar da coletânea Rock Grande do Sul – ao lado de nomes como TNT, Replicantes, DeFalla e Engenheiros do Hawaii, com as músicas Sozinho Outra Vez e Tô de Saco Cheio.

Com Bebeco na guitarra e no vocal, os Garotos da Rua apostavam em um rock’n’roll com forte influência dos britânicos Rolling Stones. O grupo fez sucesso nacional com o álbum homônimo, lançado em 1986, com músicas como Você É Tudo o que Eu Quero e Sabe o que Acontece Comig, Tô de Saco Cheio. No ano seguinte, a balada Eu Já Sei foi incluída na trilha sonora da novela Mandala, dando ainda mais exposição ao grupo. Depois do LP Não Basta Dizer Não, de 1988, a banda acabou se separando e Bebeco voltou-se para a trajetória solo.

Alternando períodos no Rio, em Porto Alegre e em São Paulo, Bebeco lançou álbuns individuais desde 1999 – ano de Me Chamam Curto Circuito, em que contou com colaboradores como o baixista e produtor Egisto Dal Santo e o filho Pedro Garcia, baterista que participou da banda carioca Planet Hemp. Outros álbuns foram Bebeco Garcia & O Bando dos Ciganos (2001), Confidencial (2003) e Rio Grande Rio Blues (2005). Todos apostavam na combinação entre o rock e o blues e confirmavam a reputação do músico como um dos melhores guitarristas gaúchos.

– Bebeco sempre gostou de blues. Ele viu que era um gênero com mais espaço para o virtuosismo dele como guitarrista. E ele fazia questão de compor em português, achava que as pessoas tinham que cantar junto – lembra Egisto, que colaborou com o guitarrista entre 1998 e 2009.

Segundo Egisto, Bebeco deixa em torno de 20 canções inéditas, entre sobras do álbum e composições recentes – um de seus últimos registros é a canção Fechada pra Mim, gravada no final de 2009. O guitarrista também planejava um DVD com imagens de shows – sua última apresentação em Porto Alegre, em outubro passado, poderia aparecer no trabalho.

Em abril, Bebeco sofreu uma cirurgia para retirar um tumor no cérebro. Segundo a família, a operação foi bem-sucedida – mas, durante a recuperação, o músico contraiu uma infecção hospitalar e ficou internado na UTI do Hospital da PUCRS até o falecimento. Bebeco deixa quatro filhos. O enterro seria realizado ontem, no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre.

Bebeco Garcia esteve em Santa Helena realizando um show com os Garotos da Rua, na terceira e última edição do Oeste Rock Show.