05.08.2009

ATLETAS SANTAHELENENSES NA SELEÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL

O município de Santa Helena vem consolidando cada vez mais a sua tradição naquela que é uma de suas principais modalidades esportivas: o handebol. Prova disso são os bons resultados alcançados pelas diversas categorias mantidas pela Prefeitura Municipal no masculino e feminino, em competições como os Jogos da Juventude do Paraná, Copa Oeste de Handebol, Jogos Abertos e Campeonatos Paranaenses, sempre valorizando os atletas pratas da casa.

Outro motivo de orgulho são os atletas que despontaram em Santa Helena e migraram para outros centros esportivos, representando equipes de renome nacional. Um bom exemplo disso, no feminino, é a santahelenense Silvana de Oliveira, que integrou as categorias de base e juvenil do município até 2006, quando foi contratada para jogar por Londrina e, posteriormente, Cianorte, sendo convocada para representar a Seleção Paranaense de Handebol categoria cadete, campeã brasileira, e a Seleção Brasileira Juvenil, em competições como o mundialito da França. Em 2009, quem deixou Santa Helena para jogar em outro grande centro do país foi a atleta Ana Luisa Cavicchiolli D´Ângelo, que atualmente está no handebol paulista, representando a cidade de Santos.

No masculino, dois atletas já ganharam expressão nacional. Trata-se do pivô Alencar Cassiano Rossoni, natural da comunidade Esquina Céu Azul, que iniciou treinando na escolinha municipal de handebol em 2003 e, em 2007, assinou contrato com Guarulhos, uma das principais equipes do handebol paulista. No mesmo ano, vieram as convocações para integrar a Seleção Paranaense e a Seleção Brasileira de handebol Cadete. Em 2009, já na categoria Juvenil, Alencar se tornou um dos destaques da Seleção Brasileira, quando surgiu a oportunidade de participar do seu primeiro campeonato mundial. Alencar disputou de 20 a 29 de julho o mundial juvenil de handebol na Cidade de Túnis, na Tunísia, terminando na 15 ª colocação após vencer a Líbia, no último dia 29.

O armador Allan Luis Pereira, que também teve seu início no handebol nas escolinhas mantidas pelo município em 2001, passou a representar a equipe de Maringá em 2007, uma das mais tradicionais do país. Mesmo assim, até o ano passado ainda defendeu as cores de nosso município, onde reside toda sua família. Em 2009, após ser campeão brasileiro da categoria, recebeu sua primeira convocação para uma seletiva da Seleção Brasileira Júnior, já sendo aprovado para disputar o campeonato mundial. Allan sagrou-se campeão do Torneio de preparação International Friend Ship Tournament, no último dia 30 na cidade de Kairouan, na Tunísia, e se encontra no Egito para a disputa do mundial que acontece de 05 a 19 de agosto, quando enfrentarão as seleções de França, Espanha, Noruega, Irã e Tunísia.

Para o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Paulo César Zembrzuski, o Paulão, que trabalhou como técnico da modalidade e dos referidos atletas, eles são motivo de orgulho para os santahelenenses, pois saíram do trabalho com as categorias de base nas escolinhas do município e levam o nome de Santa Helena ao representar o Brasil em eventos internacionais. ``Isso demonstra a seriedade e esforço com que são realizados os trabalhos com as categorias de base em nosso município, não só no handebol, mas nas diversas modalidades mantidas pelo Departamento de Esportes, que atendem inúmeras crianças nas diversas faixas etárias nas escolinhas, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, mental e sua formação como futuros cidadãos``, ressalta.

O técnico e professor das escolinhas de handebol de Santa Helena, Alessandro de Matos, o Baby, complementa, dizendo que esses atletas, por serem destaques, se tornam um exemplo para as crianças e jovens que procuram o handebol nas escolinhas do município, incentivando ainda mais a sua prática.