Cotidiano
30.09.2009
ASFALTO
Este trecho é imprescindível para o desenvolvimento das ações portuárias em Santa Helena, pois escoa boa parte das transações comerciais internacionais entre Brasil e Paraguai, funcionando como alternativa ante ao gargalo formado na Ponte da Amizade.
Muito antes de se pensar em segunda ponte em Foz do Iguaçu, seria salutar que as autoridades brasileiras e guaranis, pensassem em desenvolver melhor a ligação entre os dos países via Porto Internacional de Santa Helena.
Além de outros organismos que prestam excelente trabalho na aduana integrada, a Receita Federal é ágil nos seus procedimentos de fiscalização e libera em tempo não menos excepcional, as cargas para adentrar ou sair do país.
Voltando a falar do asfalto no outro lado, que inexiste, em dias de chuva fica impossível transitar do outro lado do lago internacional de Itaipu.
São mais ou menos 60 quilômetros que, se asfaltados, ratificaria a condição de opção de transporte internacional no Mercosul, via Santa Helena.
Acompanhei o anúncio da notícia de que o governo do lado de lá estaria licitando a obra, pela voz do presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Moacir Froelich, hoje em Rondon.
Outro assunto interessante que foi tratado lá, foi a questão do aumento da piscosidade no lago, assunto que abordarei amanhã.