É fato ou falso?
24.04.2020
As máscaras que vêm da China estão contaminadas com o novo coronavírus? Confira na coluna Fato ou Falso
Estão circulando na internet áudios, fotos e vídeos que afirmam que as máscaras e demais materiais hospitalares que estão vindo da China estão contaminados pelo Coronavírus e assim representam uma ameaça aos brasileiros e todos os outros povos do mundo que compram esses materiais. Seria verídica esta informação?
A colunista Vera Schmidt Abomorad, destaca alguns pontos para afirmar que esta informação é totalmente falsa, confira.
Porque o governo Chinês iria querer matar a população mundial, uma vez que as exportações são a grande fonte de recursos da China? E sem compradores, não há vendedores.
Todos os países possuem, a exemplo do Brasil, agências de fiscalização destes materiais e, caso estivessem contaminados, seriam imediatamente descartados
Ainda, os especialistas dizem que o vírus poderia viver até três dias em superfícies plásticas ou de aço inoxidável, por exemplo, e até 24 horas em materiais porosos como papelão ou tecidos. Assim, ainda que houvesse a intenção de contaminar os materiais, coisa que não parece proceder, o tempo decorrido desde a produção até a chegada e distribuição no Brasil, por exemplo, seria muito maior que o tempo de vida do vírus.
Portanto, a notícia é FALSA!
Confira o vídeo na integra e não se deixe enganar!
Link das matérias: