Cotidiano
04.10.2010
AS ELEIÇÕES EM SANTA HELENA
Escrevi na sexta-feira que as eleições seriam um delineador do que pode vir daqui pra frente, quando começam as especulações sobre a próxima eleição, de caráter municipal.
Beto Richa, o governador eleito, perdeu em Santa Helena por mais de 5 mil votos para seu principal opositor, Osmar Dias. E é sabido que Beto era o candidato da administração local. Acendeu a luz vermelha da política para a prefeita Rita, que se quiser buscar uma reeleição ou fazer o sucessor, terá que conquistar muita coisa através da ação administrativa e política.
Só que, há de se levar em conta que a vitória esmagadora de Osmar Dias em Santa Helena, não foi exclusividade, pois o fato se repetiu na maioria esmagadora dos municípios do Oeste do Paraná. Se dependesse da nossa região, o governador seria Osmar Dias.
Mas acredito que isso não seja de todo ruim. Beto Richa é um jovem político e com certeza sua carreira não vai parar com uma gestão e deverá ter um olhar especial para o oeste, para modificar o quadro que lhe foi imposto.
Menos mal também, que a região conseguiu eleger uma grande quantidade de representantes, tanto para a Câmara dos Deputados, como para a Assembléia Legislativa.
Foz do Iguaçu passou vergonha. Com um colégio eleitoral semelhante a Cascavel, fez um deputado estadual, Reni Pereira e outro Federal, de recente domicílio eleitoral, Fernando Giacobo.
O município de Cascavel foi o grande campeão do voto útil. Elegeu quatro federais e 4 estaduais, a saber: Frangão, Sciarra, Kaefer e Padovani para a Câmara Federal e André Bueno, Professor Lemos, Adelino Ribeiro e Paranhos.
Toledo só elegeu o deputado federal Sperafico, ficaram para trás, os atuais deputados estaduais Duílio Genari e Elton Welter. Marechal Rondon, elegeu os seus dois deputados estaduais: Elio Rush e Ademir Bier.
A votação para deputado mostrou também a força individual de algumas figuras políticas locais e também a força de lideranças anônimas. Caso mais específico é do Professor Sérgio, que não tinha nenhum político tradicional por trás de sua eleição e acabou sendo o campeão de votos em Santa Helena com a força da comunidade escolar por onde ele passou fazendo suas palestras.
Ratinho Júnior fez mais de mil votos e acabou demonstrando que o ex-prefeito Gico também mantém um bom reduto de admiradores. Por sinal, o PSC foi o grande vitorioso para deputado federal em Santa Helena, fazendo 4.270 votos, 28,52%, contando somente os 15 primeiros colocados.
Lenecir Benacchio, o candidato a deputado estadual de Santa Helena, teve um desempenho apenas razoável no município e pífio fora dele. Fazer tão somente ao redor de 1.200 votos fora do seu domicílio eleitoral demonstrou que mesmo com todos os votos de Santa Helena, não seria possível sua eleição.
Foram 25% dos votos válidos em Santa Helena e isso não foi de todo ruim, diante da avalanche de candidatos que mais uma vez tiveram as lideranças políticas locais como cabos eleitorais.