Cotidiano

20.03.2009

AO MP

IDÉIAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Aproveitando o gancho dado pelo Conselho de Saúde, cuja presidente é Beloni Celso, que levantou suspeições sobre a atuação da secretaria de saúde, principalmente na gestão de 2008, seria salutar que o Tribunal de Contas e Ministério Público promovesse uma devassa na saúde desde que o município começou a receber royalties.

Fui secretário em 2007 e até meados de 2008 e de imediato coloco meu sigilo bancário e fiscal à disposição da justiça. Seria bom para total esclarecimento, que todos os gestores da saúde pública, inclusive diretores e chefes de divisão, que disponibilizassem seus sigilos bancário, fiscal. Esta medida poderia se estender para os prefeitos da era dos royalties.

Também poderia ser feito um levantamento de todos os setores que foram beneficiados com os recursos da saúde pública, desde farmácias, Consórcio Intermunicipal de Saúde, empresas de fornecimento de medicamentos e material hospitalar, bem como médicos e hospitais. Também seria bom observar no período, o crescimento vertiginoso dos bens, de pessoas que sempre estiveram próximas do setor.

Elder Boff