Nutrição

27.08.2012

AMAMENTAÇÃO EM TODOS OS MOMENTOS. MAIS SAÚDE, CARINHO E PROTEÇÃO

Amamentação em todos os momentos. Mais Saúde, Carinho e Proteção

Agência Brasil - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as mães devem amamentar os filhos apenas com o leite materno até os seis meses de idade. Nem mesmo água ou chá são indicados. A partir dos 6 meses será necessário introduzir os alimentos gradativamente, e o aleitamento materno deverá continuar até a criança completar 2 anos.

Não precisa ter medo que o bebe vai ficar com fome ou sede, a mãe deve estar bem alimentada, comer frutas e verduras (vitaminas), os carboidratos (energéticos): arroz, macarrão, batata, as proteínas (construtores): carnes, ovos, feijão. EVITAR: frituras, doces, alimentos com cafeína, pois podem agitar o bebê.

A recomendação para o aleitamento materno tem um forte argumento: o leite materno contém nutrientes e anticorpos que são passados da mãe para o filho para protegê-lo contra doenças. Aumenta as defesas da criança; Protege contra doenças infecciosas; Contribui para o crescimento e desenvolvimento geral do bebê e reduz a mortalidade infantil.

O leite materno é classificado em três tipos distintos: colostro, transição e maduro. O leite do tipo colostro é secretado por cerca de uma semana após o parto. O leite de transição representa a fase intermediária entre o colostro e o leite maduro e é secretado na segunda semana após o parto. A partir de aproximadamente quinze dias após o nascimento do bebê, a mãe passa a produzir o leite do tipo maduro.

Quanto mais o bebê sugar a mama, maior vai ser a produção de leite.  Não é tomando cerveja preta que vai produzir mais leite, o importante é sim tomar bastante água.

O colostro apresenta coloração mais amarelada devido as altas concentrações de Vitamina A, e é este leite que vai garantir a imunização do bebê, nunca despreze este leite.

Cada tipo de leite possui características e composições diferentes que atendem as necessidades específicas da criança nas fases seguintes ao parto.

O esvaziamento completo da mama também é um estímulo para a produção de mais leite. Evitar chupetas e mamadeiras nesta fase.

Muitas mulheres encontram dificuldades para amamentar seus filhos, e várias acabam desistindo e optando pelo aleitamento com produtos industrializados.

Para a amamentação aconteça de forma satisfatória, é importante que as mulheres estejam orientadas sobre alguns aspectos, práticas adequadas antes, durante e após as mamadas. Estar descansada e calma é fundamental.

A informação neste caso é fundamental para que a mãe se sinta segura e tranqüila para prosseguir amamentando seu bebe. Portanto, procure orientações com seu médico, nutricionista e enfermeiras nas unidades básicas de saúde.

O leite materno proporciona uma combinação perfeita de nutrientes e células vivas conferindo benefícios nutricionais, imunológicos, econômicos e sobretudo psicológicos em relação ao binômio mãe-filho.




NUTRI VIDA –
Espaço Saudável e Natural
Nutricionista  -  Drª  Carla Andréa Metzner

e-mail/MSN: [email protected]

Santa Helena –  (45) 3268-3131  - Rua Paraguai, 883
Entre Rios do Oeste – (45) 3257-1313 - Rua Tocantins, 1138


Acesse: http://www.correiodolago.com.br/clientes/nutrivida/

Carla Andréa Metzner