Cotidiano

22.04.2013

ALÍVIO PARA BRASIGUAIOS?

Os brasileiros que se tornaram brasiguaios há mais de 50 anos estão respirando aliviados.

Ontem, o Partido Colorado garantiu o retorno ao poder depois da aventura do Bispo Lugo e da interinidade de Federico Franco.

Horacio Cartes, um empresário multimilionário conquistou as eleições guaranis e governará o vizinho país a partir de agosto, durante cinco anos. Lá não tem reeleição.

Efraín Alegre representava o governo atual e ficou quase 10% atrás. Reconheceu neste domingo à noite, 21 de abril, a vitória do adversário.

Pelas informações de analistas políticos do Paraguai, a grande massa de colonos brasiguaios que ajuda a desenvolver aquele país com monstruosas colheitas de milho, soja e trigo, tendia na sua maioria a apoiar Cartes.

Foi sob a égide dos “colorados” que eles chegaram há 50, 60 anos para começar a desbravar as produtivas terras que hoje são responsáveis por um bom percentual de alimentos para o mundo.

Durante o governo de Lugo, se intensificaram as ameaças que abalavam a tranquilidade dos brasiguaios. Eles não se sentiam seguros com suas terras adquiridas há tanto tempo.

Agora, é esperar as ações que serão encetadas por Cartes a partir do início de seu governo. Com experiência internacional, o super empresário dos cigarros, cartola do time de Guiñazu e neófito da política, alavancará o Paraguai.

Se ele gerir o país como ascendeu nos negócios, teremos um vizinho forte. Tomara que Cartes extraia o que de bom fez...

(Sugiro que seja lido este texto em espanhol do ABC COLOR)

Elder Boff