Nutrição
10.11.2011
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS PARA CRIANçA ANTES DO 1º ANO DE VIDA
Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que 67% dos pais oferecem alimentos industrializados à criança antes do 1º ano de vida.
Até os seis meses de idade, a recomendação é que alimentação da criança seja baseada exclusivamente no aleitamento materno, pois é o alimento completo e essencial para ao bebê. Sendo que até os 6 meses não é necessário estar oferecendo sucos, chás ou água.
Os alimentos industrializados possuem mais açúcares e gorduras. Cerca de 10% das crianças e 20% dos adolescentes têm excesso de peso no país. Além disso, os jovens têm sido vítimas de problemas como hipertensão e colesterol alto cada vez mais cedo.
Açúcar, chá e mel
Ao contrário do que muita gente pensa, a criança já nasce com preferência pelo sabor adocicado. Porém, o Ministério da Saúde recomenda que a adição de açúcar deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida. Antes dessa fase, isso só aumenta a incidência de cáries e o valor calórico da alimentação, sem contribuir com conteúdo nutricional.
A pesquisa mostra que, até os três meses de vida, 31% dos pais afirmaram ter oferecido açúcar ao filho. Quase metade, ou 49%, dão chá para a criança. E 18% oferecem mel. "As pessoas acham que o mel é um alimento natural, mas ele é contraindicado antes do primeiro ano de vida porque, nessa fase, a flora intestinal ainda não está formada e há risco de intoxicações causadas pelo bacilo Clostridium botulinum".
Outro dado que chama a atenção é a idade com que as crianças começam a conhecer os refrigerantes: entre o primeiro e o sexto mês de vida, 12% delas já experimentaram. Até os noves meses, esse índice sobe para quase 20% e mais da metade (56,5%) já teve a bebida incluída no cardápio até o primeiro ano de vida.
IMPORTANTE
A falta de informação de muitos pais, as vezes leva a hábitos inadequados de seus filhos.
O aspecto sócio-econômico nem sempre é determinante: "há estudos que indicam que tanto nas classes altas ou baixas o resultados são parecidos".
Na maior parte das vezes, a alimentação das crianças reflete o estilo de vida da própria família. "É comum a criança querer aquilo que os pais ou o irmão mais velho estão consumindo". Outro fator é a falta de tempo para preparar refeições mais nutritivas, com vegetais frescos, por exemplo. Além disso, a influência da publicidade de alimentos na tendência a oferecer alimentos industrializados, como macarrão instantâneo e sucos artificiais, para crianças muito pequenas.
Fonte: Unifesp – São Paulo
Dica da Nutricionista Carla
Cuide de seus filhos para que sejam adultos saudáveis
Hoje sabemos que uma boa alimentação é capaz de prevenir ou até mesma curar enfermidades (doenças), pois nosso organismo fica mais forte e resistente para combater as bactérias causadoras das diversas doenças.
“Deixe o alimento ser o seu remédio e o seu remédio o seu alimento. Uma mente sadia leva a um corpo sadio.” (Hipócrates)
Não sabemos avaliar a saúde quando a temos e lamentamos a sua falta quando a perdemos.
Para perder, manter o peso e ter uma vida saudável é necessário mudar os hábitos alimentares e a melhor maneira é seguir uma
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.
NUTRI VIDA – Espaço Saudável e Natural
Nutricionista - Drª Carla Andréa Metzner
e-mail/MSN: [email protected] |
Santa Helena – (45) 3268-3131 - Rua Paraguai, 883
Entre Rios do Oeste – (45) 3257-1313 - Rua Tocantins, 1138
Acesse: www.correiodolago.com.br/clientes/nutrivida |