Cotidiano

10.06.2013

A PREFEITA E O CELULAR

- Construímos a cidade para as pessoas. Tudo é sobre as pessoas. A prefeitura não tem de servir a mim, ou a empresários, ou a quem quer que seja. Tem de servir às pessoas. Elas têm de ter boa água, boas ruas, boas bibliotecas e bons hospitais... - repete.

Essa frase é de uma prefeita que governa uma cidade há 35 anos.

Claro que não é no Brasil, o que seria impossível pela legislação. É no Canadá, na região metropolitana de Toronto.

O apelido de Hazel McCallion é Hurricane (furacão, em inglês) e pasmem, tem hoje 92 anos de idade e segue firme no comando da prefeitura de Mississauga.

Sua obsessão pelo bem estar dos moradores não é só no discurso. Seu talento como administradora foi coroado com o resultado da última eleição que a guindou para o décimo segundo mandato: 92% dos votos.

- O prefeito não pode ficar escondido atrás de uma mesa - ensina. Ela divulga o número do seu celular constantemente em programa da televisão local.

Ano que vem, ela encerrará a carreira política. - Vou continuar fazendo o que sempre fiz, indo a eventos, jogos, conversando com as pessoas, além de aconselhar os governantes mais jovens - planeja.

No espaço para comentários em uma entrevista de McCallion em vídeo, disponível no YouTube, um internauta resume o sentimento dos moradores da cidade em relação à prefeita: "Para quem não mora em Mississauga, apenas lembre-se: a nossa prefeita sempre será melhor que qualquer outro."

E a cidade da prefeita, não é um município pequeninho. Mississauga tem mais de 700 mil habitantes.

(Com pesquisa ZH)

Elder Boff