Cotidiano

24.03.2008

2ª QUINZENA MARçO 2008

Recuperação

Encontra-se em recuperação do atentado sofrido no ano passado, a ex-vereadora Delci de Andrade Bresolin. Ela teve um olho "estourado", sofreu problemas graves nos ossos do rosto, passou por várias cirurgias e ainda terá que se submeter a outras intervenções. Ela levou vários tiros em plena luz do dia, na esquina das Avenidas Rio Grande do Sul, com a Arnaldo Busato, quando se dirigia para o trabalho no Ciretram. Perguntada sobre o progresso das investigações e se sabe de quem poderia ter feito tal ato, Delci prefere silenciar.

Ser ou não ser?

Está chegando o dia cinco de abril e este é o prazo fatídico que a Lei Eleitoral estipula para quem se encontra nomeado, deixar o cargo de confiança para estar habilitado a concorrer nas próximas eleições. Muita gente tem me perguntado sobre se serei ou não candidato nas próximas eleições e a resposta mais prática será dada até o final deste mês de março e início de abril. Nesta situação, encontram-se dezenas de secretários, diretores de departamentos, chefes de divisão e chefes de serviço. A famosa desincompatibilização põe fim a toda e qualquer especulação.

Fora da disputa

Armandinho me disse que não será candidato, portanto não se desincompatibilizará do cargo de secretário. O "português" quer concentrar esforços na pasta de obras onde parece ter se adaptado rapidamente.

Dúvida

Altair Ricardi, o "Ricarpel" anda balanceando. Pelo que percebi, qualquer coisa pode acontecer com o Secretário de Indústria e Comércio. A sua decisão sobre largar a pasta ou não para concorrer a cargo eletivo nas próximas eleições, se dará só no final do jogo, talvez na prorrogação!

Dúvida - II

Outra que está bastante duvidosa em deixar ou não o cargo que ocupa desde o início do mandato do governo Gico, é Marilaina Mânica Brod. A secretária de Agricultura está disposta a ouvir o PSDB e esperar uma reunião entre secretários e prefeito, para tomar uma posição acerca de uma possível candidatura.

Dúvida - III

Airton Oberger também não tem definição total sobre se fica liberado ou não para ser candidato nas próximas eleições. Da última vez que falei com ele sobre esse assunto na semana passada, ele deixou transparecer também dúvidas. O PSDB pode ser decisivo nas questões de desincompatibilizações de seus quadros, pois o partido precisa de nomes fortes para chapa proporcional e reservas técnicas para a majoritária.

Fato

O fato é que, nenhum dos secretários do Gico, têm plena convicção sobre a desincompatibilização. Os partidos e o próprio prefeito, serão fatores decisivos para motivar ou não o desligamento do pessoal de primeiro escalão.

Elder Boff