Cotidiano

27.06.2008

2ª QUINZENA JUNHO 2008

Boa impressão

Quando estava na câmara de vereadores na ocasião em que se cogitava a vinda do pessoal da Naga de Umuarama para Santa Helena, vários colegas camaristas visitaram a empresa naquela cidade e vieram de lá com uma boa impressão acerca do que a gente poderia esperar aqui. Eu também fui. Não pude ir naquela viagem, devido a outros compromissos, mas depois, solitariamente, me dirigi até Umuarama para visitar a empresa.

Outro ângulo

Observei de longe o movimento de funcionários nas trocas de turno, via nos olhos dos trabalhadores ares de satisfação. Fui na câmara de vereadores daquele município, na prefeitura e na associação comercial, visitei alguns supermercados da cidade.

Nem fiz contato com Aguinaldo, o dono da Biscoitos Naga. Só depois da minha viagem, falei sobre o meu roteiro. Confesso que temi pela sua reação. Imaginei que ele pudesse pensar: -"Puxa, desconfiando da nossa capacidade"...

Mais visitas

Mas não foi isso que aconteceu. Aguinaldo entendeu o objetivo claro daquela minha ida a Umuarama. É uma pessoa inteligente e despreendida, mas sobre isso, escrevo mais abaixo. Se fui na câmara lá em Umuarama, foi para perguntar para vereadores de partidos diferentes, informações sobre a Naga. Na associação comercial, fiz o mesmo, conversando com algumas pesssoas, trabalhadoras do local, pois não encontrei o presidente da entidade naquele dia. Na prefeitura, conversei com o secretário da indústria, pasta que se não me falha a memória, engloba lá também o comércio e prestadores de serviço.

Sorte nossa, azar deles

As informações foram maravilhosas. Em todos os locais que fui, me deram informações positivas. Na secretaria da prefeitura inclusive, me falaram que a ampliação da Naga, que acontece em Santa Helena através da Santa Gemma, era para ser em Umuarama, mas que por motivos de ordem representativa política diante de uma necessidade que o município tinha para fazer frente ao projeto apresentado pela empresa, isso não foi possível. Tipo assim: o parlamentar federal que representa a região, que nem cabe aqui citar o nome, não viabilizou os recursos que se faziam necessários.

Na prateleira

Como me referi antes, visitei também alguns supermercados. É claro, fui ver se o santo de casa fazia algum milagre, ou seja, se tinha produtos da Naga nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais do município sede da empresa. Encontrei os produtos em todos os supermercados e ainda fiz perguntas sobre se vendiam bem e tal. Sai destes supermercados satisfeito.

Brilho nos olhos

Agora, o nosso foco se volta para Santa Helena. A Santa Gemma é uma realidade que acendeu a esperança de muita gente. O mesmo brilho nos olhos que observei lá em Umuarama quando via os funcionários nas trocas de turno, a gente observa no olhar daqueles que estão fazendo os cursos na expectativa de entrar para trabalhar na empresa aqui.

Expectativa

Fico imaginando o que passa na cabeça do empresário Aguinaldo Ribeiro. Ele, junto com o apoio irrestrito do município através da decisão firme do prefeito Giovani Maffini, está alimentando a esperança de tanta gente que sonha com uma coisa: trabalhar. Trabalhar e se manter dignamente, provendo o sustento de sua familia e a expectativa do crescimento pessoal.

Esperança

Gema é vida, gema é uma das maiores fontes vitamínicas que existe. Na gema do ovo, tem praticamente todas as vitaminas desde a "A" até a última letra que designa a escala das vitaminas. Mas Santa Gemma, com um "m" a mais, significa, esperança de dias melhores para Santa Helena e para uma multidão de pessoas.

Mais do que uma simples empresa

Quanta responsabilidade Aguinaldo! E Santa Helena verá muito mais do que uma empresa que emprega gente direta e indiretamente, que arrecada imposto que se transformará em recursos livres. Pelo que pesquisei em Umuarama, o nosso município pode esperar uma ação social e uma integração com a comunidade, bem além dos padrões que a gente conhece.

Elder Boff