27.06.2008
2ª QUINZENA JUNHO 2008
Rock Brasileiro Parte III
Anos 90
A década começou com a criação da MTV Brasil. O primeiro grupo a alcançar o estrelato foram os mineiros do Skank, que misturavam rock e reggae. Ao longo da década outros grupos mineiros surgiram, como Pato Fu, Jota Quest e Tianastácia.
Em 1994, surgiu em Recife o movimento Mangue-beat, liderados por Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. Esse movimento misturava percussão nordestina e guitarras pesadas.
Entre 94 e 95 surgiram os brasilienses do Raimundos, que o seu forrócore (forro+hardcore) e os paulistas Mamonas Assassinas, parodiando do heavy metal ao sertanejo, chegavam a fazer três shows por dia e venderam 1,5 milhões de cópias, (chegaram a 2,6 milhões). Nesse período também alguns rappers tiveram uma ligação com o rock, como Gabriel O Pensador e o Planet Hemp (que pedia a legalização da maconha).
Seguindo o caminho do Sepultura, o Angra gravou em inglês, alcançando considerável sucesso no exterior.
Outros destaques são O Rappa, com o seu reggae/rock; Charlie Brown Jr., com o "skate rock" e vocais rap; Cássia Eller, com a sua voz marcante e o som intelectual dos Los Hermanos.
Anos 2000
Essa década começou de forma trágica para o rock brasileiro, Herbert Vianna, dos Paralamas, sofreu acidente de ultraleve e ficou paraplégico (mas voltou a tocar); Marcelo Frommer, dos Titãs, morreu atropelado; Marcelo Yuka, do Rappa, foi baleado e ficou paraplégico (acabou saindo da banda) e Cássia Eller morre.
As bandas dos anos 90 passaram por muitas mudanças: o Skank ficou mais britpop; o líder dos Raimundos, Rodolfo converteu-se ao cristianismo e saiu da banda para formar o Rodox (que também acabaria alguém tempo depois); a banda Los Hermanos, lança o seu segundo álbum, polêmico, experimental e aclamado disco Bloco do Eu Sozinho (2001), conseguiram continuar essa nova identidade com Ventura (2003) e 4 (2005); três integrantes do Charlie Brown Jr. abandonaram o grupo.
A MTV, com o seu acústico, "ressuscitou" alguns grupos dos anos 80, como Capital Inicial e Ira! (que acabou devido às brigas e discussões entre os integrantes e o seu empresário).
Um produtor musical importante nesse período foi Rick Bonadio, que revelou entre outros, Charlie Brown Jr., Tihuana, Leela, CPM22, Detonautas Roque Clube e Nx Zero.
Analisando friamente o rock brasileiro "desde os primórdios até hoje em dia", pode-se dizer que o período mais fértil foi sem dúvida os anos 80, é lógico que os anos 60 e 70 foram importantíssimos para que se chegasse a consolidação desse movimento. Infelizmente os anos 2000, para o rock tupiniquim não estão sendo dos melhores, basta ver as bandas que estão se destacando na grande mídia, porém existem muitas bandas excelentes tocando no cenário independente, para ouvi-las basta pesquisar.