23.02.2008
2ª QUINZENA FEVEREIRO 2008
APOSENTADORIA PROGRAMADA
Muito se fala em qualidade de vida, boa alimentação, exercícios físicos e precauções na rotina de vida. Tudo isso com o intuito de prorrogar e preservar a saúde, possibilitando uma vida mais longa e prazerosa. Tanto isso é verdadeiro e evidente, que os resultados positivos são inúmeros, a começar pela expectativa de vida, que aumenta a cada ano. É inteligente o pensamento e as atitudes daqueles que praticam, programam e se preocupam com a situação financeira para quando a velhice chegar.
O vigor não é vitalício, nem tampouco a capacidade de produzir profissionalmente. Daí, quando a saúde estiver necessitando de maior freqüência ao médico, uso de medicamentos e que possam ocorrer demais surpresas, o indivíduo terá que dispor de um orçamento compatível com as necessidades, para corresponder com as despesas orçamentárias.
Quando não é dessa forma, a solução é recorrer aos familiares, amigos, etc...
O alerta é que diante de "n" fatores com os quais se preocupar ainda na idade média, outro importante é com um bom plano de previdência privada. Com ele, você pode programar-se e saber como ficará sua situação financeira após "pendurar as chuteiras". O mercado disponibiliza opções de investimentos em fundos de previdência (dentre eles os mais comercializados – PGBL e VGBL) planos estes que em sua regulamentação, permitem ao segurado investir valores compatíveis com seu orçamento e fazer aportes periódicos com valores maiores ou menores. Dando ao investidor uma total liberdade de administrar sua reserva, para que no futuro ele tenha um valor acumulado e conseqüentemente, a renda de aposentadoria.
É importante saber que os valores pagos são corrigidos em fundos de renda fixa ou multimercado e as contribuições feitas no regime PGBL podem ser deduzidas do imposto de renda, no caso do VGBL não é possível deduzir. Todas as opções são feitas pelo segurado no momento em que adere ao plano. Portanto, fique atento aos detalhes, pois não é possível mudar de escolha após a contratação.
Mantendo o mesmo regime de plano, o participante pode solicitar uma portabilidade (transferência) do valor pago para outra seguradora. Este procedimento não tem incidência de impostos. A nova entidade dará continuidade na administração do fundo e o contribuinte também continua recolhendo as mensalidades ou aportes periódicos normalmente para se aposentar.
Caso no futuro os projetos de vida mudem, todos os valores recolhidos estarão disponíveis (descontadas as taxas e impostos) para resgate total ou parcial da reserva acumulada.
Portanto, quando estiver fazendo sua caminhada ou policiando sua alimentação, pense também na sua aposentadoria e contrate uma previdência privada.
Quando a idade chegar, não haverá mais tempo para contratar um plano inclusive, os valores ficarão muito caros e baterá o arrependimento.
Esteja atento a este detalhe, fará toda a diferença no futuro.
Boa escolha!
*Inácio Paganini*
Atua no ramo previdenciário há 13 anos, é graduado em administração e pós-graduado com MBA executivo em negócios.
E-mail : [email protected]