16.10.2008
1ª QUINZENA - OUTUBRO 2008
TNT: simplesmente rock and roll!
O TNT surgiu nos anos 80 em Porto Alegre, sendo que a idade de seus integrantes oscilava entre 17 e 18 anos, tendo como dupla compositora Charles Master e Flávio Basso que compuseram a maioria das músicas lançadas no primeiro disco da banda.
O estilo do TNT sempre foi marcado pelo bom humor e o puro rock and roll, ao contrário de bandas do centro do país que tinham a política como tema constante, o TNT fazia um som onde falavam principalmente de mulheres e suas desilusões amorosas. Em 1986 participam da coletânea Rock Grande do Sul com mais quatro bandas (Replicantes, De Falla, Garotos da Rua e Engenheiros do Hawaii) tornando o TNT conhecido. Logo após, Flávio Basso e Nei Wan Sória deixam o TNT para formarem os Cascavelletes e Luís Henrique "Tchê" Gomes e Márcio Petracco entram para a banda. Em 1987 é lançado o primeiro disco do TNT com a maioria das músicas assinadas por Flávio Basso e Charles Master. Este disco é considerado um dos mais importantes da história do rock gaúcho e influenciou toda a geração que veio logo a seguir. Foi um período de muitos shows, muitas festas e bebedeiras. O TNT conhecia o sucesso. O próximo desafio do TNT era o segundo disco. Colocava-se em cheque a capacidade de criação da banda já que Flávio Basso reconhecidamente tinha grande participação nas composições e Luis Henrique se torna o novo parceiro de Charles Master. O segundo disco é diferente do primeiro em termos musicais, torna-se um pouco mais elaborado e com músicas mais melódicas. O grande sucesso do disco é a música "A Irmã do Dr Robert" que levou a banda a participar do programa Globo de Ouro da Rede Globo. Foi outra fase de muitos shows, viagens e agitação para o TNT.
Mas o TNT estava mudando, a idade dos músicos já não era a mesma e se as músicas eram adolescentes, os músicos já não eram mais. Veio o terceiro disco chamado de "Noite Vem, Noite Vai", foi o mais fraco deles. A partir daí começou o declínio e o TNT ficou longo tempo sem muita atividade.Em 1992 houve uma tentativa de retomada de trabalhos. Flávio Basso que nesta época já era ex- Cascavelletes volta para o TNT, mas a tentativa de reanimar o grupo é frustrada e não dá muito certo. Apesar disso nesta época é composta a música "Insano" que se tornou sucesso e foi incluída na coletânea "As 15 mais da Ipanema" da rádio Ipanema de Porto Alegre. Em 2002 a banda voltou a fazer shows em Porto Alegre, com o bom e velho Charles Master no vocal. No inicio de 2004, gravaram Cd e DVD ao vivo, um registro da volta da Banda, contando com sucessos como Cachorro Louco, Não Sei, Febem, Identidade Zero, Nunca Mais Voltar...Recomendo esse DVD, é uma verdadeira aula de rock and roll. Atualmente Charles Master faz shows e coloca no seu repertório diversas músicas do TNT, Márcio Petraco toca nos Cowboys Espirituais junto com Frank Jorge e Julio Reny. Luis Henrique "Tchê" Gomes, também se apresenta com outros grupos de Porto Alegre e Flávio Basso solta toda a sua loucura no seu Júpiter Maçã.