Notícias da Região | Santa Helena
Quarta-feira, 13 de Maio de 2026
Santa-helenense impressiona Ana Maria Braga após capturar gigante salmão-rei na Patagônia
O santa-helenense Alexandre Dick ganhou destaque nacional após capturar um impressionante salmão-rei de cerca de 20 quilos e 105 centímetros na Patagônia chilena. A façanha repercutiu tanto que chamou a atenção de Ana Maria Braga durante o programa Mais Você, da TV Globo.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Ao comentar as imagens da pescaria exibidas no programa, Ana Maria demonstrou surpresa e admiração com o tamanho do peixe e a emoção vivida pelo pescador. “Olha o que ele pescou! Um salmão. Olha que lindo”, comentou a apresentadora ao mostrar o momento da captura. Ela ainda destacou a prática da pesca esportiva, elogiando o fato de o peixe ter sido devolvido à natureza após a medição.
A captura aconteceu no Rio Frio, no Chile, em meio às paisagens congelantes da Patagônia. Alexandre contou que enfrentou temperaturas abaixo de zero, trilhas em áreas remotas e até acampamentos em meio ao frio intenso para viver a experiência. Apaixonado pela pesca desde a infância, ele revelou que sonhava há anos em capturar um salmão chinook, considerado o maior do mundo.
O peixe fisgado pelo santa-helenense impressiona pelos números. Segundo entidades internacionais especializadas, o salmão-rei costuma medir cerca de 90 centímetros e pesar, em média, 13 quilos, o que torna o exemplar capturado por Alexandre ainda mais raro e expressivo.
Além da repercussão nacional, o feito também destacou o fascinante ciclo de vida do chinook. O salmão nasce em rios de água doce, segue para o Oceano Pacífico, onde cresce durante anos, e, posteriormente, retorna exatamente ao rio onde nasceu para se reproduzir antes de morrer. Alexandre descreveu a experiência como “um dos maiores espetáculos naturais do planeta”.
O exemplar capturado passou pelos procedimentos oficiais de medição da IGFA e poderá entrar para análises de recordes na categoria de peixe capturado por brasileiro em águas internacionais.
Santa-helenense que capturou o maior salmão do mundo é entrevistado pelo Globo Rural








