Notícias da Região | Santa Helena

Quinta-feira, 18 de Junho de 2026

Quando amar deixa de ser saudável? Psicóloga Ionara alerta sobre os riscos de se anular em um relacionamento

Abrir mão dos próprios gostos, se afastar de amigos e viver apenas em função da outra pessoa são sinais que merecem atenção dentro de um relacionamento.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Embora muitas vezes esse comportamento seja interpretado como demonstração de amor, ele pode esconder um processo de anulação emocional que afeta a autoestima e a saúde mental.

Segundo a psicóloga Ionara, esse processo costuma acontecer de forma gradual e é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Aos poucos, a pessoa deixa de fazer atividades que gostava, evita expressar opiniões e passa a priorizar exclusivamente os desejos do parceiro. Com o tempo, essa postura pode gerar frustração, ressentimento e sofrimento emocional.

Ionara destaca que relacionamentos saudáveis são construídos por duas pessoas que preservam sua identidade, seus interesses e sua individualidade. Quando apenas um dos lados abre mão de quem é para viver em função do outro, a relação tende a se tornar desequilibrada e desgastante.

A psicóloga também reforça que o diálogo é uma ferramenta importante para fortalecer os relacionamentos. Em situações mais complexas, a terapia pode ajudar a compreender padrões de comportamento, desenvolver o autoconhecimento e construir vínculos mais saudáveis e conscientes.

Confira a coluna da Dra. Ionara da S. Néia

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram