Notícias da Região | Santa Helena
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Inveja é desejar tirar do outro o que ele tem e isso é uma característica que deve ser tratada! Entenda com a Dra Ionara
A inveja, quando ultrapassa os limites da admiração e se transforma no desejo de ver o outro infeliz, torna-se algo danoso para o próprio invejoso. Desejar tirar do outro aquilo que ele tem, desde status, até um corpo bonito ou uma posição de poder, exige terapia!
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Claro que podemos querer ter o que o outro tem, viver o que o outro vive, é importante querer melhorar. A chamada “inveja boa” é uma admiração, uma inspiração. “Eu posso admirar um profissional e desejar ser como ele”, explica a doutora. O problema está em querer destruir o outro.
A inveja afeta diretamente os relacionamentos. Pessoas que sofrem desse sentimento tendem a se entristecer com o sucesso alheio e, surpreendentemente, sentir uma espécie de prazer quando o outro fracassa. Essa dinâmica revela desequilíbrios emocionais profundos que, muitas vezes, afastam amigos, familiares e até oportunidades.
Obviamente a pessoa invejosa não percebe que aquilo é um problema. Mas se o bem-estar do outro te afeta, te faz mal, se a felicidade do outro te incomoda, o problema pode estar em você!
Segundo psicóloga Ionara, a psicoterapia é o caminho mais indicado para lidar com a inveja. Por meio do autoconhecimento, é possível identificar a raiz do sentimento, que pode ser uma depressão, uma dificuldade no relacionamento, é possível desenvolver empatia e, principalmente, aprender a valorizar a própria trajetória. Busque ajuda!
A felicidade do outro não diminui a nossa. Quando aprendemos celebrar as conquistas alheias, damos um passo importante rumo ao nosso próprio bem-estar, finaliza a doutora.








