Colunistas | Colunas

Marciel José de Oliveira - Analista de Sistemas
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Univel - Cascavel)
Pós Graduando em Redes de Computadores (FAG - Cascavel)
Analista, Consultor de Implantação na Wealth Systems - Cascavel - PR

29.05.2017

Fones Bluetooth – Acessório vem ganhando espaço entre consumidores

É comum a evolução dos acessórios ligados à comunicação, seja na área de informática, eletrônicos ou periféricos em geral. Cada vez menos vemos conectores utilizando fios para transmissão de informações, já é comum para teclados, mouses, espelhamento de telas, etc.

Recentemente tem aumentado muito a procura por fones de ouvidos sem fios, com comunicação bluetooth.

No mercado estão disponíveis modelos para vários bolsos, dos mais comuns aos mais sofisticados, com funções de resistência a água e até menus inteligentes, conexão automática, etc.

Melhores Marcas

As marcas mais procuradas no mercados são JBL, AKG e Pulse. Várias marcas disponibilizam modelos com preços menores, com qualidade de som que não deixa a desejar, exemplo disso é a brasileira Multilaser, que conta com grande quantidade de fones.

Alguns celulares lançados recentemente, como o iphone 7, permitem apenas comunicação com dispositivo bluetooth, no caso o iphone 7 utiliza o A.

Porém a grande maioria dos dispositivos são compatíveis com os fones tradicionais disponibilizados no mercado. Tablets, celulares, computadores, possuem recursos para emparelhar com fones independente do fabricante ser o mesmo do aparelho transmissor do áudio.

Distância

A distância é satisfatória, levando em conta que o aparelho transmissor geralmente estará perto do fone. Em média, o alcance é de 10 metros, permitindo se distanciar sem perca do áudio que está sendo reproduzido, os bloqueios são comuns como qualquer transmissão bluetooth, como portas, paredes, pessoas, etc.

Qualidade

A distância do aparelho que reproduz o áudio pode ser um ponto de atenção. Para obter uma boa qualidade de áudio, estar distante pode apresentar falhas na reprodução, delay (demora na chega do áudio) entre outros.  Por outro lado, os modelos têm evoluído dia após dia, em qualidade de áudio, com excelente isolamento acústico e cancelamento de ruído.

Preço? Vale a pena investir?

Sim, vale a pena investir. Hoje os aparelhos custam em média R$100,00 e tem uma durabilidade excelente, oferecem muito mais praticidade ao ouvir suas músicas, seja no trabalho, em viagem, etc. O carregamento é rápido e possibilita várias horas de reprodução em um volume bem agradável. Basta pesquisar, adquirir e usufruir mais uma facilidade acessível no mercado.