Colunistas | Colunas

[email protected]
Seminarista da congregação dos Legionários de Cristo. De: Via degli Aldobrandeschi, 190 – Roma / Itália Facebook: Ricardo Pioner

09.03.2015

A mudança de vida começa de joelhos

Você nunca se sentiu identificado com o filho pródigo?

Eu sim, e muitas vezes. E acho que você também...

Quantas vezes sentimos que estamos longe da casa paterna!

O interessante é que muitas vezes queremos pedir perdão à Deus, mas vem aquela vergonha e acabamos desistindo. Queremos pedir perdão à Deus, mas temos medo. Vixe! Que pensará o padre se digo que fiz isso? Que pensará de mim?

Pode ser que estamos esperando um momento especial para dar este passo. Talvez estamos esperando uma ocasião particular para pedir perdão à Deus, recuperando assim a nossa vida de graça. Se você está nesta situação saiba que a Quaresma é justo isso, uma ocasião propícia para voltar para a casa paterna, do mesmo modo que o filho pródigo fez.

A Quaresma é um período de conversão e mudança de vida. E para mudar de vida precisamos de duas atitudes. Melhor ainda, precisamos só de uma, pois a outra depende totalmente de Deus. A atitude de Deus já está garantida, pois ele sempre está disposto a perdoar-nos. E a atitude que ele nos pede é a humildade. Humildade para aceitar o meio de reconciliação que ele nos deixou, através da Igreja, isto é, a confissão.

Por isso podemos dizer que a mudança de vida começa de joelhos! Isso mesmo! De joelhos. Basta ir com um sacerdote e pedir que nos confesse. É aí de joelhos, na confissão, que você vai começar a sua conversão. Obviamente que a confissão não é mágica! Ela é um excelente meio de conversão e santificação, mas também devemos colocar a nossa parte. Devemos lutar e nos esforçar por corresponder à graça de Deus.

Eu gosto de pensar na confissão como um abraço de Deus Pai. Você já imaginou como deve ser um abraço de Deus? Faça esta experiência. Cada vez que você vá se confessar, pense nisso. Quando você se confessa você está pedindo perdão à Deus, através da pessoa do sacerdote, que atua neste momento in persona Christi (na pessoa de Cristo). A confissão não é um simples momento no qual eu conto os meus pecados ao sacerdote. A confissão é muito mais que isso! É um verdadeiro encontro com Deus, através do sacerdote. É um abraço de Deus Pai. Lembre-se disso!

E você não gostaria de receber um abraço de Deus Pai nesta quaresma?

Clique e confira o vídeo da Parábola do Filho Pródigo.

Filho Pródigo Filho Pródigo