Colunistas | Colunas
03.12.2017
ASSÉDIO SEXUAL E FOTOGRAFIA
O verão está aí e muitos fotógrafos saem do período de hibernação. Muitos deles, em início de carreira, terão que mostrar sua qualidade artística através de ensaios promocionais (ensaios a um preço reduzido em relação ao seu ideal) e até mesmo gratuitos. Processo normal de aprendizado e de valorização de sua marca. Nada anormal.
O problema são as implicações que isso pode acarretar. Todos os anos aparecem denúncias de ASSÉDIO SEXUAL contra fotógrafos e, geralmente, isso acontece na oferta que especifiquei acima. O fotógrafo oferece um ensaio gratuito para a garota/modelo e tenta tirar proveito da situação.
Se eu puder dar qualquer dica a você, mulher, é:
“Nunca, em hipótese alguma, aceite fazer ensaio com qualquer fotógrafo que não esteja acompanhado de uma equipe ou que não oriente você a chamar alguém de sua confiança para acompanhar.”
Ofereço ensaios promocionais até hoje e sempre explico à pretensa modelo que minha esposa me acompanha nos ensaios como assistente de iluminação e segunda fotógrafa (às vezes eu que sou o segundo fotógrafo) e oriento-a a levar uma amiga ou familiar para acompanhar o ensaio.
Note a postura que o fotógrafo tem, note o que ele oferece e veja se ele passa segurança para você. O ensaio pode ser oferecido gratuitamente, mas muitas vezes, o barato pode sair caro. E o custo muitas vezes não há dinheiro no mundo que arque.
Fiquem atentas!
Marcelo Nery – Fotógrafo e Editor