Notícias da Região | Santa Helena
Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025
Você conhece alguém assim? A psicóloga Ionara da Silva Néia explica o transtorno de personalidade histriônica
No programa sobre saúde mental da psicóloga Ionara, o transtorno de personalidade histriônica foi tema de discussão. Segundo a especialista, pessoas com esse quadro buscam atenção constante, seja positiva ou negativa, e podem dramatizar situações para se fazerem notar. Elas costumam exagerar emoções, simular problemas físicos e até forçar piadas quando sentem que não estão sendo observadas.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Ionara explicou que essas pessoas apresentam mudanças de humor frequentes, grande preocupação com a aparência e comportamento brincalhão, além de superestimarem vínculos sociais, acreditando ter mais intimidade com outras pessoas do que realmente têm. Essa necessidade constante de atenção pode gerar frustração, irritabilidade e até quadros depressivos quando não são o centro das atenções.
O transtorno geralmente se manifesta no final da adolescência ou início da vida adulta. Entre os fatores que podem influenciar o desenvolvimento desse comportamento estão componentes genéticos, experiências de abuso na infância e o ambiente social. A psicóloga reforçou que não há medicação específica para o transtorno, e o tratamento se baseia em terapia, voltada para autoconhecimento e compreensão dos próprios comportamentos.
Segundo a especialista, compreender o transtorno é essencial, tanto para familiares quanto para os próprios indivíduos, para que possam lidar melhor com suas relações e emoções.








