Notícias da Região | Santa Helena
Segunda-feira, 25 de Maio de 2026
Frivatti celebra o Dia da Indústria mostrando o avanço de uma das maiores obras do Oeste em Santa Helena
Em comemoração ao Dia da Indústria, o empresário Egidio Valiatti recebeu o Correio do Lago para uma entrevista, na qual apresentou as instalações em construção da nova unidade no município.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O complexo industrial, projetado sob os mais rígidos padrões internacionais de segurança e automação, prevê a geração de cerca de mil empregos diretos, consolidando-se como um novo motor de desenvolvimento econômico local e regional.
Com investimentos que saltaram do planejamento inicial de R$ 300 milhões para os atuais R$ 400 milhões, a estrutura se destaca pela substituição de processos manuais por tecnologia de ponta. O redesenho da operação foi feito priorizando a segurança do trabalhador nas funções de maior risco e esforço físico.
A planta industrial foi dividida de maneira estratégica entre as zonas "suja" e "limpa", garantindo o controle sanitário exigido para o mercado externo. A área de desossa, por exemplo, contará com um sistema dinâmico de esteiras integradas, no qual os operadores realizarão intervenções rápidas e sequenciais. "O modelo de desossa dinâmica diminui o desgaste e a repetição, aumentando significativamente a produtividade e a segurança em relação ao método convencional", detalha Valiatti.
Outro diferencial tecnológico é o inédito sistema de escaldagem e depilação por pressão de vapor, importado da Espanha, no qual apenas a cabeça do animal entra em contato com a água. O complexo também abrigará uma câmara de estocagem automatizada e robotizada, operada por transelevadores, com capacidade para 10 mil posições ou 10 milhões de quilos de produto acabado.
Segundo o empresário, a meta é iniciar as operações com o primeiro turno de trabalho até 2028, processando 4.800 animais, e atingir a capacidade máxima com o segundo turno até 2030, totalizando 9.600 animais por dia.
Início das obras em 2025







