Notícias da Região | Itaipu Binacional
Quarta-feira, 04 de Junho de 2025
Zoológico do Refúgio Biológico Bela Vista de Foz do Iguaçu passa a integrar a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
O Zoológico Roberto Ribas Lange, localizado no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) e mantido pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu (PR), agora integra oficialmente a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab). A entidade reúne 50 instituições reconhecidas nacionalmente pelo compromisso com a conservação de espécies ameaçadas e o bem-estar animal.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A admissão do RBV à Azab é vista como um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido há quase 41 anos pela unidade, que se destaca por sua atuação na preservação do bioma Mata Atlântica e por projetos bem-sucedidos de reprodução e conservação de animais emblemáticos, como a harpia e a onça-pintada.
Além de atuar na conservação da fauna e flora nativas, o zoológico realiza ações de educação ambiental, turismo ecológico e pesquisa científica, com parcerias firmadas com universidades de todo o Brasil. Essa trajetória de compromisso ambiental já havia sido destacada internacionalmente pela Unesco, que reconheceu a relevância do Refúgio Biológico no contexto da sustentabilidade e preservação ambiental.
A inclusão na Azab fortalece ainda mais o papel do zoológico como referência nacional em conservação e reforça os esforços da Itaipu Binacional em promover o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua.








