Notícias da Região | Santa Helena

Quinta-feira, 19 de Junho de 2025

Vítima de complicações respiratórias, criança de 5 anos foi sepultada em distrito de Santa Helena

Com familiares em São Roque, distrito de Santa Helena, o pequeno Geliel Henrique Vargas de Lima faleceu ontem no |Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

Ele era aluno da Escola Municipal Olavo Bilac, Portão Ocoí, distrito de Missalna turma do Infantil 5.

A criança, nascida em 14 de janeiro de 2020, faleceu nesta terça-feira (17), vitimada por complicações pulmonares.

A morte precoce do estudante comoveu a comunidade escolar e deixou arrasados familiares, amigos, professores e colegas de turma. A direção da escola declarou oficialmente luto pela perda do aluno e manifestou solidariedade à família.

A Administração Municipal de Missal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, emitiu nota lamentando profundamente o falecimento do menino. Em mensagem pública, a prefeitura desejou força aos familiares e amigos e se solidarizou também com a instituição de ensino neste momento de dor.

Segundo informações da Funerária São José, o corpo de Geliel foi velado na Capela Mortuária da comunidade de São Roque, em Santa Helena. A celebração foi às 16h30 desta quarta-feira (18), e logo depois, o pequeno Geliel, foi sepultado no Cemitério Municipal da mesma localidade.

Dados alarmantes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem divulgado semanalmente boletins com os dados epidemiológicos em função do agravamento das doenças respiratórias no Paraná.

Em recente boletim, o sexto do ano, foi mostrado um panorama geral dos vírus que circulam no território, com o objetivo de manter a vigilância e monitoramento da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

As informações do documento são referentes aos casos de pessoas que apresentaram sintomas do dia 29 de dezembro de 2024 a 07 de junho de 2025. No total, foram registrados 12.011 casos de SRAG com hospitalização e 598 óbitos por síndromes graves, como Influenza (1.379), Covid-19 (560), SRAG por outros vírus respiratórios (3.043), SRAG não especificada (4.877), por outros agentes etiológicos (56) e 2.096 casos que permanecem em investigação. 

A faixa etária mais atingida é a de crianças menores de seis anos e, em seguida, a dos idosos. Do total de notificações de SRAG por vírus respiratórios, 4.507 casos e 245 dos óbitos tinham algum fator de risco identificado.

Em Santa Helena

Durante entrevista concedida ao comunicador Edu Ditz, o médico  Peterson Souza, do Hospital Beneficente Moacir Micheletto, alertou sobre o crescente número de casos de síndromes respiratórias na região, no estado e no país. O especialista destacou a sazonalidade dessas doenças, que tem sobrecarregado os serviços de saúde, incluindo o aumento de internações, especialmente em crianças menores de dois anos com bronquiolite.

O médico esclareceu mitos sobre a vacina, explicando que reações como mal-estar pós-vacinação são normais e indicam a ativação do sistema imunológico, não significando que a pessoa foi infectada pelo imunizante. "A vacina reduz casos graves e mortes", reforçou.

Além da imunização, o Dr. Peterson ressaltou a importância de medidas preventivas, como lavagem das mãos, uso de máscara em casos de sintomas e evitar aglomerações

Dr. Peterson disse ainda que hospitais da região, incluindo o Micheletto e a Santa Casa, estão operando em alta demanda. Lembrou também, que casos leves sejam atendidos nas unidades básicas de saúde, reservando os prontos-socorros para emergências.

Se você ainda não assistiu a entrevista, clique aqui e acompanhe com mais detalhes sobre o que disse o médico neste momento muito preocupando em relação ao aumento excessivo dos casos gripais, muitos graves.

Com informações de Oeste Agora e AEN

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram