Notícias da Região | Santa Helena

Quarta-feira, 15 de Maio de 2024

Vereador Paulão sugere uso de novo larvicida para tentar conter avanço da dengue em Santa Helena

Santa Helena a exemplo de muitos municípios brasileiros atravessa uma crise sem precedente na saúde pública por causa do alto índice de dengue. O município já ultrapassou a barreira dos mil casos da doença, desde o início do ano epidemiológico que foi em julho de 2023.

Preocupado com a situação dramática e no intuito de colaborar para minimizar os problemas causados pela proliferação do mosquito Aedes aegypti, o vereador Paulo Zembrzuski apresentou uma indicação que foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (13).

No pedido feito ao Executivo Municipal, Paulão pede que se estude a possibilidade da realização de um estudo técnico de aplicação de VectoBac WG, para o controle de larvas de mosquitos Aedes Aegypti.

O VectoBac é um produto novo que já vem sendo utilizado em alguns municípios e seu ingrediente ativo é composto de cristais proteicos e esporos, que aplicados na água são filtrados e ingeridos pelas larvas do mosquito da dengue. Os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente e cessando a atividade das mesmas, levando a morte nas primeiras 24 h após a aplicação do produto.

Veja o que diz o vereador Paulão a respeito desta ideia sugerida para tentar conter o avanço da dengue em Santa Helena.

Acesse aqui, mais detalhes técnicos do larvicida VectoBac

Veja também:

Prefeitura baiana de Teixeira Freitas realizou treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp