Internacionais | Retaliação
Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025
Venezuela revoga licenças de companhias aéreas que suspenderam voos no país
A Venezuela revogou a licença de ao menos seis companhias aéreas que suspenderam voos no país diante da escala das tensões com os Estados Unidos. A medida foi anunciada pelo governo de Nicolás Maduro nesta quinta-feira (27).
Segundo o comunicado, as empresas afetadas são:
Ibéria (Espanha)
TAP (Portugal)
Avianca (Colômbia)
Turkish Airlines (Turquia)
Gol (Brasil)
➡️A Latam Airlines também foi afetada, mas, segundo a nota do governo venezuelano, apenas a operação colombiana da companhia. A Latam Brasil não opera voos direto para a Venezuela.
No texto, a Venezuela acusa as empresas de "terem aderido às ações de terrorismo de Estado promovidas pelo governo dos EUA".
Mais cedo nesta quarta (26), a agência de notícias France-Presse informou que o país havia ameaçado as companhias com um prazo de 48 horas para que os voos fossem retomados.
Segundo uma fonte não identificada do Ministério dos Transportes, o governo se reuniu com representantes das companhias na segunda-feira e entregou o ultimato. Ainda segundo a agência, ao menos sete companhias aéreas suspenderam voos no fim de semana, citando um alerta de reguladores dos EUA sobre o aumento da atividade militar devido ao deslocamento, que gerou temores de uma intervenção norte-americana na Venezuela.
G1








