Notícias da Região | Saúde

Quinta-feira, 05 de Junho de 2025

Uso de máscara volta a ser obrigatório para servidores da Saúde em cidade do Paraná

Servidores da Saúde de Paranavaí devem usar máscara, segundo determinação. Aumento de atendimentos por síndromes respiratórias está entre justificativas. Máscara deixou de ser obrigatória no estado em 2022

As máscaras voltaram a ser obrigatórias para servidores públicos da área da Saúde em Paranavaí, no noroeste do Paraná. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (4), e cita como justificativa o aumento dos atendimentos por síndromes respiratórias nas unidades públicas de saúde do município. O equipamento deixou de ser obrigatório em todo estado em 2022.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

O decreto vale para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Farmácia Municipal. Os estagiários e os profissionais terceirizados também devem usar máscara.

"As recepções das unidades deverão disponibilizar máscaras aos usuários e acompanhantes que não estiverem utilizando, conforme disponibilidade de estoque e logística local", diz o decreto.

A 14ª Regional de Saúde, que atende Paranavaí e outros 27 municípios, registrou seis mortes por síndromes respiratórias aguda grave, desde o início de 2025.

Em todo Paraná, no mesmo período, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que são 10.038 casos confirmados e 469 mortes.

O decreto não tem prazo estipulado, e está condicionada à situação epidemiológica e orientação técnica da Vigilância em Saúde.

G1

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram