Internacionais | Desrespeito

Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024

Ultraortodoxo é visto cuspindo em padre cristão em Jerusalém

Ataque aconteceu perto do Portão de Sião, na Cidade Velha de Jerusalém, no sábado (3)

Um vídeo obtido pela CNN mostra dois jovens ultraortodoxos cuspindo, xingando e insultando um padre cristão perto do Portão de Sião, na Cidade Velha de Jerusalém, no sábado (3).

Natalie Amiri, correspondente da rede de TV alemã ARD, estava entrevistando o padre Nikodemus Schnabel quando o incidente ocorreu. Ela capturou a maior parte em vídeo, que ela compartilhou no Instagram com seus 114 mil seguidores. Mais tarde, ela enviou os vídeos para a CNN.

Ela descreveu dois jovens cruzando seu caminho enquanto caminhavam pela Cidade Velha. Um deles, disse ela, aproximou-se deles e cuspiu em Schnabel. O ataque não foi capturado pela câmera, mas o som de cuspida é claramente audível.

O padre e a jornalista continuaram a caminhar pela Cidade Velha e foram novamente abordados pelos mesmos dois homens enquanto caminhavam pelo Bairro Armênio. Eles se aproximaram de Schnabel, cuspiram nele novamente, insultaram-no verbalmente e um deles o chutou, mostra um vídeo.

Outro vídeo filmado por Amiri após o incidente inicial de cuspida mostra o padre Schnabel tentando tirar uma foto dos rostos dos jovens para mostrar à polícia.

“Você não tem o direito de me tocar e cuspir em mim”, ele diz a um dos homens em inglês enquanto o outro tenta bloquear a câmera de Amiri com a mão. “A polícia está sempre perguntando. Preciso de uma foto do rosto dele”.

Um dos homens caminha até Schnabel, gritando palavrões. Um homem mais velho intervém e o convence em hebraico a recuar, mas o suspeito diz ao homem para ter “cuidado”. “Fiz isso ao padre porque eles são cristãos, irmão, e é isso que faço com eles”, diz um deles a outros que assistem ao incidente.

Um homem israelense armado então intervém e guia fisicamente os homens para longe de Schnabel, enquanto um deles grita “porra de Jesus” em inglês para Schnabel.

Os homens foram posteriormente presos pela polícia israelense e atualmente estão em prisão domiciliar enquanto o incidente é investigado.

Os suspeitos, um dos quais tem 17 anos, foram levados para interrogatório, segundo a polícia, e ambos foram posteriormente colocados em prisão domiciliária.

Os cristãos da Cidade Velha são regularmente alvo de cuspidas e abusos verbais por parte dos judeus ortodoxos. Cinco pessoas foram presas em outubro, acusadas de cuspir em pessoas ou igrejas.

O Patriarcado Latino de Jerusalém disse no domingo no X (antigo Twitter) que “condena o ataque não provocado e vergonhoso” a Schnabel.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, condenou o ato “feio” em uma postagem no X.

CNN