Internacionais | Eleições no Chile

Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Última pesquisa mostra ultradireita à frente no 2º turno

Votação será realizada no domingo (14) e colocará frente a frente dois espectros políticos totalmente diferentes

O Chile se prepara para o segundo turno da eleição presidencial, marcado para o domingo (14). Jeannette Jara, da coalizão governista e representante do Partido Comunista, enfrentará o ultradireitista José Antonio Kast.

Jara conseguiu a maior quantidade de votos no primeiro turno, mas pesquisas de opinião mostram uma reviravolta para a segunda votação.

De acordo com levantamento do Panel Ciudadano com a Univesidad del Desarrollo, Kast tem 50% das intenções de voto, enquanto Jara possui 34%. Além disso, 16% disseram que não sabem, não votarão ou votarão nulo.

O cenário dessa enquete se repete desde agosto, segundo o Panel Ciudadano. Desde aquele mês, José Kast conquistou entre 46 e 54% das intenções de voto para o segundo turno, enquanto Jeannette Jara variou entre 30 e 35% de apoio.

Um dos motivos para o bom desempenho do ultradireitista é o apoio de eleitores dos outros candidatos que disputaram o primeiro turno.

O levantamento revelou que a maior parte daqueles que declararam apoio a Franco Parisi, Evelyn Matthei e Johannes Kaiser afirmaram que votarão em Kast nas urnas no domingo.

A pesquisa foi a última a ser divulgada no Chile, tendo sido liberada no dia 28 de novembro. A lei chilena proíbe que novos levantamentos sejam divulgados a partir de 15 dias antes da eleição.

Foram consultadas 1.200 pessoas entre os dias 27 e 28 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

CNN Brasil