Internacionais | Produção de armas

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

Ucrânia triplicou produção de armas em 2023, diz ministro

Planos são de expandir produção neste ano

A Ucrânia triplicou a sua produção de armas em 2023 e 500 empresas trabalham agora no setor de defesa do país, disse no domingo (25) o ministro das Indústrias Estratégicas de Kiev.

Kiev está à procura de formas de reforçar as suas defesas contra a invasão de Moscou, que fez dois anos no sábado (24), nomeadamente através do aumento da produção e inovação de armas nacionais.

Oleksandr Kamyshin disse durante uma conferência televisionada em Kiev que 100 empresas estatais e 400 empresas privadas estavam envolvidas no esforço, e que a Ucrânia planeja “aumentar consideravelmente a produção de munições” neste ano.

Num discurso separado, o ministro digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, disse que 90% dos drones usados ​​no campo de batalha contra as forças russas foram produzidos na Ucrânia.

O ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, disse durante a conferência que nem uma única arma atravessou a fronteira da Ucrânia para a União Europeia durante os dois anos de invasão em grande escala da Rússia.

CNN