Internacionais | Defesa Ucraniana

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Ucrânia derrubou sete caças russos em uma semana, diz Zelensky

Rússia não comentou publicamente a alegação, enquanto seu Exército continua avançando

A Ucrânia derrubou sete caças russos nos últimos sete dias, segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Sete aviões de combate – jatos russos ‘Su’ – foram abatidos em uma semana”, pontuou o chefe de Estado em seu discurso noturno nesta quarta-feira (21).

A Rússia não comentou publicamente o caso, e a CNN não pôde verificar esses números de forma independente.

A Rússia perdeu 338 aeronaves desde o início da invasão em grande escala em fevereiro de 2022, informou o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia nesta quarta.

Militares condecorados por Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, concedeu medalhas aos soldados russos nesta quarta-feira (21), enquanto os militares continuam a comemorar sua vitória na captura da cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, depois que as forças ucranianas se retiraram.

Putin viajou para o aeródromo de Chkalovskiy, nos arredores de Moscou, para conceder honras de Estado aos soldados das Forças Aéreas e Espaciais, de acordo com um comunicado do Kremlin nesta quarta-feira (21).

Dirigindo-se aos soldados, Putin agradeceu-lhes por sua “coragem e bravura” em exibir “a mais alta habilidade em realizar suas tarefas.”

O líder russo foi recebido por seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu, que apresentou um breve relatório, de acordo com o comunicado.

Mais cedo nesta quarta-feira, o chefe do exército da Rússia, Valery Gerasimov, visitou tropas perto da linha de frente no leste da Ucrânia e entregou prêmios aos soldados que participaram do ataque a Avdiivka, disse o Ministério da Defesa russo.

CNN