Internacionais | Ucrânia ataca
Domingo, 23 de Novembro de 2025
Ucrânia ataca usina termelétrica na região de Moscou, diz governador
Ofensiva com drones provocou um incêndio na Usina de Shatura; local fica a cerca de 120 quilômetros do Kremlin
A Ucrânia atacou uma usina termelétrica importante na região de Moscou neste domingo (23), provocando um grande incêndio e deixando milhares de pessoas sem aquecimento, em um dos maiores ataques de Kiev até hoje.
Durante a madrugada, drones ucranianos atacaram a Usina de Shatura, a cerca de 120 km a leste do Kremlin, afirmou o governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov.
Imagens de vídeo não verificadas no Telegram mostraram várias explosões e, em seguida, bolas de fogo subindo ao céu.
"Alguns dos drones foram destruídos pelas forças de defesa aérea. Vários caíram no território da usina. Um incêndio começou nas instalações. Agora está controlado", disse o governador.
Vorobyov afirmou que a energia de reserva foi acionada e que sistemas móveis de aquecimento estavam sendo enviados para a área onde a temperatura estava próxima de zero grau.
"Todos os esforços estão sendo feitos para restabelecer o fornecimento de calor o mais rápido possível", disse Vorobyov. A cidade de Shatura tem uma população de cerca de 33 mil habitantes.
Um morador local disse que não havia aquecimento. Três transformadores da usina elétrica pegaram fogo, segundo o jornal Kommersant, que citou o Ministério de Situações de Emergência.
Nos últimos meses, repetidos cortes de energia e aquecimento aconteceram em partes da Ucrânia devido a ataques russos. O exército ucraniano tem tentado minar a economia de guerra da Rússia, visando suas receitas petrolíferas.
A Ucrânia também atingiu algumas instalações de energia e aquecimento em regiões controladas por forças russas dentro do país e em regiões russas vizinhas, mas até agora não causou grandes danos às usinas de eletricidade e aquecimento que abastecem a região de Moscou, que tem uma população de mais de 22 milhões.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou no domingo ter abatido 75 drones ucranianos, incluindo 36 sobre o Mar Negro e vários sobre a região de Moscou. O aeroporto de Vnukovo, na Rússia, suspendeu os voos no domingo.
A usina hidrelétrica de Shatura, uma das mais antigas da Rússia, foi fundada sob o governo de Vladimir Lenin após a Revolução Bolchevique e costumava funcionar com turfa. Atualmente, utiliza principalmente gás natural.
CNN








