Internacionais | Donald Trump

Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024

Trump vence prévia em Nevada e debocha de Haley por perder para opção “nenhum desses candidatos”

Ex-presidente venceu todas as três disputas republicanas até agora – somando Nevada a Iowa e New Hampshire

Donald Trump venceu as prévias republicanas de Nevada, nesta quinta-feira (9), de acordo com uma projeção da CNN – uma vitória que já tinha sido garantida quando sua única adversária, a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, optou por não competir pelos delegados do estado.

O ex-presidente venceu todas as três disputas republicanas até agora – somando Nevada a Iowa e New Hampshire – à medida que se aproxima da indicação do Partido Republicano para disputar as eleições de 2024.

O caucus republicano desta quinta-feira em Nevada aconteceu dois dias depois do estado realizar as primárias – com o presidente Joe Biden dominando a disputa democrata.

Entenda como funcionam as eleições primárias presidenciais dos Estados Unidos.

Já na primária republicana, que efetivamente não valia nenhum delegado do partido, Nikki Haley disputou sozinha e mesmo assim terminou em segundo lugar, perdendo para a opção “nenhum desses candidatos”.

O Partido Republicano em Nevada, que é liderado por aliados de Trump, optou por não premiar seus delegados por meio das primárias – e proibiu os candidatos que participaram das primárias de concorrem no caucus.

Isso significou que Trump não tinha nenhum adversário real nesta quinta-feira.

Antes de ter a vitória declarada, Trump viajou para Las Vegas para uma celebração do caucus, onde brincou sobre sua sorte política no dia em que juízes da Suprema Corte expressaram ceticismo sobre a decisão do Colorado de considerá-lo inelegível para as eleições primárias de 2024 e um relatório contundente emitido sobre a retenção de documentos confidenciais por Biden.

“Existe alguma maneira de convocarmos as eleições para a próxima terça-feira? Isso é tudo que eu quero”, disse ele.

Mais tarde, em seu discurso de vitória, Trump zombou de Haley por seu desempenho nas primárias de terça-feira.

A maioria dos votos foi para “nenhum desses candidatos”, uma opção nas cédulas de Nevada que visa permitir que os eleitores expressem descontentamento com suas opções.

“Gostaria de parabenizar ‘nenhuma das opções acima’”, disse Trump.

Os republicanos de Nevada não são os únicos que realizaram prévia na quinta-feira. Trump também venceu a disputa nas Ilhas Virgens dos EUA, derrotando Haley e levando os quatro delegados do território.

Haley enfrentou um resultado envergonhoso na terça-feira em Nevada, quando terminou em segundo lugar atrás de “nenhum desses candidatos” nas primárias “simbólicas” – um resultado que provavelmente refletiu a preferência de muitos eleitores do Partido Republicano por Trump.

Embora nenhum delegado estivesse em jogo, as primárias representaram um revés para Haley enquanto ela tenta provar aos doadores e eleitores republicanos que continua sendo uma candidata viável antes de sua próxima grande disputa frente a frente com Trump no dia 24 de fevereiro na Carolina do Sul.

“Sempre soubemos que Nevada era uma farsa”, disse Haley em entrevista à Fox Business na quarta-feira. “Trump manipulou tudo desde o início. Não gastamos um dia nem um dólar lá. Nem estávamos preocupados com isso.”

CNN