Notícias da Região | Santa Helena
Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025
Três novos casos positivos de HIV foram registrados pela Secretaria de Saúde somente na última semana em Santa Helena

O município de Santa Helena registrou somente na última semana, três novos casos de HIV. Nos últimos dias foram 9, especialmente entre adolescentes, e acende um alerta na equipe da Secretaria de Saúde do município.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Conforme destacam o secretário de Saúde, Daniel Remonti e a diretora Rosangela Dizars, o controle da Aids fez com que as pessoas se cuidassem menos. Mas para não desenvolver Aids após contrair o vírus HIV, uma série de cuidados são necessários, dentre eles, tomar medicamentos todos os dias, pelo resto da vida.
Não é porque a mulher é jovem e bonita que ela não é portadora do vírus HIV. Não é porque o homem é bonito e se cuida, que ele não seja portador do HIV. A Aids pode levar até 10 anos para se desenvolver no organismo e trazer sintomas. Uma pessoa pode estar com você, e somente com você, há muito tempo e ter contraído o vírus antes de te conhecer.
E tem mais: saber que tem HIV e manter relação sexual sem preservativo e sem avisar a outra pessoa, é crime e pode ser enquadra na modalidade gravíssima de lesão corporal, com pena de reclusão de 2 a 8 anos.
Com a chegada do Carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta e as pessoas ficam ainda mais irresponsáveis. A única forma segura de evitar a contaminação pelo vírus causador da Aids, durante a relação sexual, é usando preservativo do início ao fim. Além de evitar gravidez indesejada e outras doenças sexualmente transmissíveis, você evita uma possível necessidade de viver todos os dias tendo que tomar medicação, que traz muitos efeitos colaterais, especialmente no início do tratamento. O assunto é sério e assusta saber que em tempos de tanta informação compartilhada, as pessoas estejam tão alheias à própria proteção!
Veja mais detalhes no vídeo acima.