Notícias da Região | Santa Helena
Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026
Transtornos do Neurodesenvolvimento: especialistas da Neurovitta de Santa Helena destacam a importância da avaliação precoce.
Em entrevista recente ao Jornal Correio do Lago, especialistas da clínica Neurovitta trouxeram esclarecimentos sobre a importância da avaliação psicopedagógica, Neuropsicopedagógica e neuropsicológica, bem como do processo terapêutico dos transtornos do neurodesenvolvimento como o Autismo e o TDAH.
A diretora da clínica, Daline Backes e a Neuropsicopedagoga Clínica, Rosane Biterlini, enfatizam que a avaliação clínica não deve ser vista como o final, mas sim como o início de uma jornada de desenvolvimento, superação e a importância do trabalho multiprofissional.
Muitas famílias adiam a busca por ajuda devido ao receio do diagnóstico ou mesmo por que se encontram em um processo de negação que podem durar anos. No entanto, as especialistas alertam que a identificação precoce é fundamental para direcionar as terapias adequadas e minimizar prejuízos futuros no desenvolvimento global da criança.
O processo avaliativo inclui conversa inicial, a realização anamnese (uma entrevista detalhada sobre o histórico do paciente) e a aplicação de protocolos específicos, bem como de observação e análise clínica. A avaliação envolve profissionais como psicólogos, neuropsicopedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e médicos.
Embora o foco comum seja em crianças, as especialistas lembram que houve um aumento significativo na busca por adultos que desejam melhor se compreender, entender as dificuldades relacionadas aos contexto familiar e social.
Um dos grandes diferenciais destacados é o suporte contínuo oferecido após a avaliação. A Neurovitta oferece desde o diagnóstico inicial, bem como o tratamento especializado com fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia , psicopedagogia, musicoterapia e fisioterapia no mesmo local.
"A avaliação não é o fim, é o início de um novo caminho. Se ver e se descobrir é conseguir viver com qualidade", afirmou Rosane Bitterlini ao concluir a entrevista. Para as famílias que notam sinais de atraso no desenvolvimento ou comportamentos atípicos, a mensagem é clara: o acolhimento profissional é o recurso mais seguro para garantir um futuro com mais autonomia e bem-estar.
NeuroVitta Santa Helena
Rua Brasília, 441
Centro – Santa Helena Pr
Telefone / WhatsApp: (45) 99105-9243
Siga no Instagram @neurovittash








